Atrás de David Luiz, Barcelona volta a fazer sombra na seleção

Fernando Duarte

Do UOL, em Goiânia

  • Mowapress

    David Luiz marca o colega de Chelsea Gary Cahill no Maracanã: interesse do Barcelona

    David Luiz marca o colega de Chelsea Gary Cahill no Maracanã: interesse do Barcelona

O esperado anúncio pelo Chelsea de que o português José Mourinho retornará ao clube após deixar o oficialmente o Real Madrid no último fim de semana poderá evitar com que a seleção brasileira possa se livrar da sombra do Barcelona – um desejo expresso da comissão técnica depois de todo o furor causado pela transferência de Neymar. O zagueiro David Luiz, que joga na equipe inglesa, também será negociado com os catalães caso Mourinho consiga impor sua vontade.

Gente ligada a Mourinho e seu empresário, Jorge Mendes, vazaram nos últimos dias que o português tem uma lista de compras na qual um atacante de ponta para suprir os gols que o espanhol Fernando Torres não vem marcando é prioridade, seguido de um reforço na zaga e o no meio do time inglês. Mourinho quer fazer caixa negociando o zagueiro, já que as novas regras de responsabilidade fiscal no futebol europeu impedem o bilionário dono do Chelsea, Roman Abramovich, de simplesmente assinar outro cheque em branco. 
 
O português pretende jogar com o interesse do Barcelona por Luiz. O clube catalão há duas temporadas procurou o Chelsea para conversar sobre o jogador, sem sucesso. Depois de então dirigir esforços para Thiago Silva e perder para os petrodólares catarianos do Paris Saint-Germain, o UOL Esporte apurou que Barcelona voltou a pensar em seu companheiro de zaga na seleção brasileira e monitora os acontecimentos em Londres.
 
Apenas os rumores sobre a transação já deverão causar alguma distração, já que diversos jornalistas espanhóis estão acompanhando a seleção no Brasil. Durante a semana passada, tanto o técnico Luiz Felipe Scolari quanto o treinador Carlos Alberto Parreira argumentaram que a permissão para que Neymar fosse a Barcelona ser apresentado pelo novo clube seria uma forma de tirar os catalães da lista de assuntos abordados nas entrevistas coletivas da seleção.
 
Por mais promissora que seja a aquisição de  Neymar, foi na defesa que o Barcelona mostrou maior necessidade de reforços ultimamente, mesmo antes de levar sete gols do Bayern de Munique na semifinal da Liga dos Campeões da Uefa. Na última temporada europeia, os catalães improvisaram até o lateral-esquerdo Adriano na zaga para suprir lesões, enquanto o meia argentino Mascherano há pelo menos três temporadas foi recuado.
 
David Luiz
David Luiz
 
Um dos principais jogadores do Chelsea, David está avaliado em pelo menos 35 milhões de euros, o que poderá ser um problema para as pretensões catalãs. O Barcelona, apesar de ser o segundo time mais rico do mundo segundo a mais recente edição da tradicional lista da consultoria Deloitte, não tem o mesmo poder aquisitivo de clubes mantidos por oligarcas e mesmo do bem-organizado Bayern de Munique, para quem na temporada passada perdeu a corrida pelos serviços do meia Javi Martinez, comprado do Athletic Bilbao por 40 milhões de euros.
 
Outro obstáculo é o fato de Luiz ser ídolo no Chelsea, especialmente depois de ter figurado na conquista da Liga dos Campeões de 2012, quando jogou no sacrifício e acertou uma das cobranças na disputa de pênaltis com o Bayern. Abramovich gosta da irreverência e da raça do brasileiro. Mourinho, além de querer  "vender na alta", prefere investir num zagueiro e volante em vez de contar com Luiz como dublê para o função no meio-campo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos