Presidente da Uefa lamenta renúncia de Havelange a cargo de honra da Fifa

Das agências internacionais

Em Londres (Inglaterra)

  • AP Photo/Keystone/Salvatore Di Nolfi

    Michel Platini, presidente da Uefa, protegeu Havelange de denúncia de corrupção

    Michel Platini, presidente da Uefa, protegeu Havelange de denúncia de corrupção

O ex-presidente de honra da Fifa, João Havelange, recebeu uma homenagem do presidente da Uefa Michel Platini, nesta sexta-feira. O francês defendeu Havelange das denúncias de corrupção e disse ser uma pena que ele não esteja mais envolvido no esporte.

"Eu tiro meu chapéu para o Sr. Havelange. Ele é um mito no mundo do futebol, mesmo que tenha cometido erros", declarou o presidente em conferência da Uefa.

Os erros citados por Platini fazem referência a denúncias de corrupção de Havelange. Por meio de um documento legal, um promotor suíço declarou no ano passado que o brasileiro teria aceitado subornos multimilionários da empresa responsável pelo marketing da Fifa nos acordos das Copas do Mundo dos anos 90, a ISL.

Havelange, presidente da Fifa entre 1974 e 1998, renunciou ao seu cargo de honra na Fifa no mês passado após o comitê de ética da Fifa confirmar as acusações de corrupção.

"É realmente uma pena que ele tenha que se afastar agora, ele prestou muitos serviços à Fifa e eu o homenageio", disse Platini. "Acredito que Havelange tentou ajudar a Fifa com seu afastamento em um momento de dificuldade da entidade, completou".

João Havelange
João Havelange

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos