Governo admite que Fla ou Flu podem jogar antes do Brasil no Maracanã

Pedro Ivo Almeida, Renan Rodrigues e Vinícius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Erbs Jr./Frame/Estadão Conteúdo

    Maracanã deve receber partida de Flamengo ou Fluminense no dia 15 de maio

    Maracanã deve receber partida de Flamengo ou Fluminense no dia 15 de maio

A reabertura do Maracanã após mais de dois anos fechado para reformas será neste sábado, com a partida entre amigos dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto. O primeiro jogo oficial, porém, pode acontecer antes do amistoso entre Brasil e Inglaterra, no dia 2 de junho. A Secretaria de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, por meio de sua assessoria, confirmou que um evento no dia 15 de maio, com 50% da capacidade do estádio (39 mil), pode ser realizado com um dos quatro grandes.

Após o primeiro evento teste neste sábado, será feita uma avaliação por parte do Governo para decidir o perfil da segunda partida. O jogo será realizado provavelmente por Flamengo ou Fluminense, e dependerá das datas dos confrontos pela Copa do Brasil e Copa Libertadores. Se superar o Emelec-EQU nas oitavas de final, o time das Laranjeiras terá pela frente Olimpia-PAR ou Tigre-ARG. Caso o adversário seja o time paraguaio, a primeira partida seria no Rio, podendo então ser realizada no Maracanã.

"No dia 15 de maio, será realizado o segundo evento-teste, com 50% da capacidade total do estádio. Uma possibilidade é receber um dos times grandes do Estado para um jogo de uma única torcida, seja da Copa do Brasil ou da Libertadores. O compromisso do Governo do Estado é entregar o estádio para a Fifa no dia 24 de maio em totais condições de uso para a Copa das Confederações", disse um porta-voz da Secretaria de Esporte e Lazer do Rio.

Se tiver o Tigre-ARG pela frente, o Fluminense só jogaria em casa após o dia 15, deixando a data para o rival. Oficialmente, o Flamengo ainda não tem definidas as datas das partidas contra o Campinense, pela segunda fase da Copa do Brasil. Porém, o UOL Esporte apurou que, a pedido da TV Globo, os jogos acontecerão no dia 1 e 15 de maio. Existe outro possível entrave: caso derrote o Campinense por dois gols de diferença, o Flamengo eliminaria o jogo da volta.

Internamente, o sentimento na equipe da Gávea é de confiança para realizar o primeiro jogo oficial no estádio reformado. A cúpula rubro-negra também alega que, caso um jogo do rival seja realizado, ele também terá direito de atuar antes da Copa das Confederações. Por meio de sua assessoria, o presidente Eduardo Bandeira de Mello ratificou o desejo e disse que não abre mão de atuar no Maracanã.

O clube das Laranjeiras também confirmou a vontade de utilizar o estádio. "Ainda não existe nenhuma conversa, nem contato. Tanto com o Governo, quanto com as empresas dos consórcios que disputarão a licitação. Se houver a possibilidade de jogar, interessa, dependendo dos custos, mas é algo que ainda não foi conversado", disse o superintendente-executivo do Fluminense, Jackson Vasconcelos.

Obras no Maracanã
Obras no Maracanã
Emelec em São Januário

O confronto de volta do Fluminense pelas oitavas de final da Libertadores, no dia 8 de maio, contra o Emelec, será realizado mesmo em São Januário. A Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) e dirigentes do Tricolor tentaram convencer representantes do Governo para que a partida fosse realizada no Maracanã, mas a resposta foi negativa. Obras do lado de fora do estádio ainda não foram finalizadas e a intenção é de que apenas um teste seja feito.

As partes ainda não confirmaram o acordo, mas o Vasco não se opõe e o tricolor tem interesse em realizar o jogo em São Januário. Os dirigentes gostaram do clima criado na vitória por 1 a 0 sobre o Caracas-VEN, quando 12 mil estiveram presentes. Apesar do estádio não ter recebido lotação total, a cúpula do futebol aprovou a pressão criada pela torcida. Os jogadores também gostaram de atuar na casa rival.

"É um grande desafio equacionar o aspecto técnico e financeiro no preço dos ingressos. Talvez seja melhor ganhar menos hoje e poder ganhar mais no futuro. Mas a relação com o departamento de futebol é ótima, em alguns momentos atendemos um pedido deles, em outros alguma ação do marketing é priorizada. Se mandar [os jogos] em São Januário favorece a parte técnica neste momento, não existe nenhum problema", disse o vice de marketing do Flu, Idel Halfen.

VEJA O RITMO DAS OBRAS DO MARACANÃ PARA A COPA DO MUNDO

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos