Ronaldinho tem teste em casa para garantir vaga na Copa das Confederações

Paulo Passos

Do UOL, em Belo Horizonte

  • Mike Hewitt/Getty Images

    Ronaldinho voltou à seleção com Scolari, na derrota para a Inglaterra

    Ronaldinho voltou à seleção com Scolari, na derrota para a Inglaterra

No último jogo antes da convocação para a Copa das Confederações, na próxima quarta-feira, no Mineirão, em Belo Horizonte, Ronaldinho Gaúcho terá a chance de garantir sua vaga no time que disputará o torneio-teste para a Copa do Mundo. Reconduzido à seleção por Luiz Felipe Scolari, o meia-atacante foi titular na estreia do técnico, contra a Inglaterra, e no amistoso com a Bolívia apenas com jogadores que atuam no Brasil.

As atuações ainda não serviram para Ronaldinho convencer o chefe, um velho conhecido seu. Contra a Inglaterra, teve participação apagada e perdeu um pênalti na derrota em Wembley. Já a fragilidade da Bolívia descredencia a boa atuação na goleada no último dia seis. Mesmo assim, após o jogo, Felipão elogiou o comportamento do jogador, que foi capitão.

"Ele foi importante fora de campo também, porque era a primeira chance dele ser um dos capitães da equipe e se portou bem nesse dia que a gente teve aqui, com o comando de alguns detalhes de mesa, de refeições, de horário e é isso que a gente precisa", disse Felipão.

O sucessor do atual técnico, Mano Menezes, já não contava com Ronaldinho na seleção brasileira. Demitido em novembro, ele considerava o jogador sem reação e não apostava que ele pudesse agregar experiência e técnica ao time. Ele apostava na volta de Kaká, que foi convocado em outubro com status de salvador da pátria e virou titular nos últimos três jogos do time principal de Mano. 

A chegada de Felipão abriu as portas da seleção novamente para o "Dentuço". Antes da primeira convocação, em janeiro, o técnico ligou para o meia-atacante. Em uma conversa franca, Felipão pediu empenho do jogador e sugeriu que evitasse excessos fora dos gramados.  

Ronaldinho Gaúcho
Ronaldinho Gaúcho

Os dois se conhecem desde quando Ronaldinho era apenas uma promessa nas categorias de base e o treinador comandava o time principal do Grêmio. Em 2002, os dois estiveram juntos na conquista do título da Copa do Mundo.

A partir desta segunda-feira, quando os jogadores se apresentam em Belo Horizonte para o amistoso contra o Chile, Ronaldinho poderá tirar qualquer dúvida do técnico quanto à sua utilidade no time. Sem Oscar, Kaká e Lucas, que por atuarem na Europa não puderam ser chamados, o técnico, com certeza, vai escalar o meia-atacante no time titular. Será na cidade onde ressurgiu para o futebol, após uma passagem conturbada pelo Rio de Janeiro, que o Gaúcho tem a chance de incluir de vez seu nome na lista de convocados para a Copa das Confederações.

FELIPÃO REPETE ANTECESSORES E EVITA DUPLA KAKÁ-RONALDINHO

  • Nem que quisesse Felipão não poderia testar Ronaldinho e Kaká juntos no time na próxima quarta-feira contra o Chile. Isso porque a partida terá apenas atletas caseiros, já que o amistoso não acontece numa data Fifa. Aconteceu que Scolari já deixou claro que não quer os dois últimos brasileiros que ganharam o troféu de melhor jogador do mundo atuando juntos. Pelo que disse desde que assumiu a seleção há uma vaga para os dois. Esquecido na primeira lista, para o jogo contra a Inglaterra, Kaká foi chamados para os amistosos contra Itália e Rússia. No primeiro jogo, começou na reserva. Contra os russos, foi titular, mas não mostrou o brilho que o consagrou no futebol europeu. Scolari irá repetir o que foi feito pelos últimos dois técnicos do Brasil. A última vez que Kaká e Ronaldinho jogaram juntos foi no final de 2007, quando Dunga era o técnico. Ele até testou a dupla, mas quando encontrou o seu time ideal apenas Kaká estava nele. Mano Menezes convocou os dois astros, mas nunca juntos.

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos