Fifa, Globo e parceiros vão vender 1.500 produtos com a marca da Copa-2014 no Brasil

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    O baralho oficial da Copa, produzido pela Copag, chegará ao mercado no fim deste mês

    O baralho oficial da Copa, produzido pela Copag, chegará ao mercado no fim deste mês

A Globo Marcas, empresa das Organizações Globo que detém o direito exclusivo de explorar em produtos diversos as marcas da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, irá colocar no varejo brasileiro 1.500 produtos com o selo de artigo oficial do evento. Até agora, 34 empresas já firmaram parceira com a Globo Marcas para fabricar os produtos. 

Além de marcas e símbolos como o mascote da Copa e a expressão "Copa do Mundo 2014", a Fifa (Federação Internacional de Futebol) obteve para si e seus parceiros (Globo Marcas) exclusividade para o uso de marcas como "Brasil 2014", "Mundial 2014" e os nomes das 12 cidades-sede do torneio com o numeral 2014.

Autarquia do governo federal, o Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) concedeu à entidade dona da Copa do Mundo 59 registros de marcas. 

Os primeiros produtos com as marcas da Copa estão previstos para chegar aos consumidores a partir de março deste ano. De acordo com José Luiz Bartolo, diretor  de Licenciamento da Globo Marcas, os pontos de vendas estarão espalhados por todo o país. "São produtos oficiais de diversas categorias, de diferentes faixas de preço, todos com alto padrão de qualidade", afirma. 

Entre os produtos está a "Caxirola", uma espécie de instrumento musical inspirado na vuvuzela sul-africana, que conta com o apoio do Governo Federal, que concedeu-lhe o selo de produto oficial da Copa, e que agora será produzida pela empresa The Marketing Store. Seu preço no mercado deverá ficar entre R$ 19,90 e R$ 29,90.

Cerca de 10% do valor das vendas deverá ser repassado à Fifa, que ocorrerá com todos os 1.500 produtos oficiais da Copa. Os artigos que serão comercializados vão desde o mascote a peças de vestuário, bolas, cadernos, bonés, mochilas, canecas e brinquedos, entre outros itens.

A Globo Marcas ainda não divulgou as imagens dos produtos. O UOL Esporte, porém, obteve as imagens de alguns deles junto aos fabricantes. Confira abaixo.

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos