Chuteira emprestada contribuiu para última vitória da Inglaterra sobre o Brasil

Fernando Duarte e Paulo Passos

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

  • AP/Kirsty Wigglesworth

    O ex-jogador inglês Gary Lineker foi o herói da ultima vitória da seleção inglesa contra o Brasil

    O ex-jogador inglês Gary Lineker foi o herói da ultima vitória da seleção inglesa contra o Brasil

Herói da ultima vitória da seleção inglesa contra o Brasil, em março de 1990, o atacante Gary Lineker revelou que precisou improvisar para entrar em campo naquela noite: pegou chutarias emprestadas com o então treinador do English Team, Bobby Robson, depois de um de seus calçados rasgar momentos antes de pisar o gramado do antigo estádio de Wembley. "Naquela época não tinha essa coisa de um monte depares de chuteiras, normalmente era um sem trava e outro com trava. Bobby era o único que tinha pés do tamanho dos meus", lembra Lineker, que quatro anos antes, no México, tinha se tornado o primeiro (e até hoje único) inglês artilheiro de uma Copa do Mundo.

No Mundial de 1990, três meses depois do confronto em Wembley, a Inglaterra obteria sua segunda melhor performance em Mundiais ao chegar às semifinais, capitulando apenas nos pênaltis diante da eventual campeã Alemanha. Mas o amistoso com o Brasil teve um polêmico pênalti não marcado a favor do Brasil depois de o lateral Stuart Pierce dar uma de goleiro num chute de Müller. O clima pesou ao ponto de os brasileiros, então comandados por Sebastião Lazaroni, terem se recusado a participar de uma cerimônia no gramado após o jogo.

"Tínhamos um grande time e lembro que aquele resultado nos deu confiança para o Mundial. Não é todo dia que algum time pode se gabar de ter ganhado do Brasil mesmo em amistosos", diz o ex-jogador, hoje apresentador de TV da BBC, comandando até a cobertura de eventos de golfe, e que também fez fama como um hilário garoto-propaganda de uma marca de salgadinhos.

Apesar da improvisação nas chuteiras, Lineker não "consagrou" o empréstimo de Robson: pois foi com um peixinho que o atacante deu aos ingleses apenas a terceira vitória sobre o Brasil, e que desde então os ingleses apenas em 2007 estiveram perto de repetir - o meia Diego, ex-Santos, empatou o jogo nos acréscimos do segundo tempo, cancelando a vantagem obtida no início da partida com John Terry.

Desde então, a Inglaterra não apenas falhou em oito tentativas de repetir a vitória contra os brasileiros, incluindo na notória quarta-de-final do Mundial de 2002, como não conseguiu reunir um grupo de jogadores tão especial quanto a classe de 1990. As recordações brasileiras de Lineker, porém, também incluem uma amarga tarde de 1992, quando o então capitão inglês foi o vilão local num empate em 1 a 1 em que desperdiçou o pênalti que o teria igualado como o maior artilheiro da história da seleção inglesa - ele logo depois de aposentaria da equipe ao brigar com a comissão técnica.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos