Programa de trabalho voluntário do governo federal para a Copa das Confederações custará 30 milhões

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Fifa

    Voluntário da Fifa durante evento do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo

    Voluntário da Fifa durante evento do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo

O Ministério do Esporte lançou nesta terça-feira (22) o programa Brasil Voluntário, que prevê a seleção e contratação de trabalhadores sem remuneração para a Copa das Confederações, que começa em 15 de junho. De acordo com o secretário-executivo da pasta, Luis Fernandes, serão investidos R$ 30 milhões no programa, entre compra de uniformes, treinamento para os voluntários, seguros e outros gastos operacionais.

Inicialmente, serão oferecidas sete mil vagas para voluntários. Os interessados deverão se inscrever através do site Brasil Voluntário. As inscrições vão até 16 de fevereiro. Para participar, o candidato deve ter no mínimo 18 anos e residir no Brasil. Após a fase de inscrições, começará a preparação dos voluntários para a Copa das Confederações. O resultado da seleção será anunciado no dia 20 de fevereiro.

No dia 17, o UOL Esporte revelou que, além das 7 mil vagas para a Copa das Confederações, o programa de trabalho voluntário do governo federal irá oferecer outras 50 mil vagas para a Copa do Mundo de 2014. As incrições para o Mundial de 2014 serão abertas no segundo semestre de 2013.

O conteúdo da primeira parte do processo de treinamento, que será online, trará temas como a história do futebol e das Copas do Mundo, iniciativas públicas de esporte, ações de voluntariado, história do Brasil e das seis cidades-sede da Copa das Confederações (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador), noções básicas de inglês e de espanhol e recepção e orientação aos turistas.

Ao fim do treinamento virtual, os participantes serão avaliados e os selecionados participarão de treinamentos específicos nas seis cidades. Parte dos voluntários participará das cerimônias de abertura e encerramento da competição, em Brasília e no Rio de Janeiro, respectivamente.

O programa do governo federal é complementar ao programa de trabalho voluntário lançado em 2012 pela Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado), que recebeu 130 mil inscritos e oferece 18 mil vagas para a Copa de 2014 e cerca de seis mil vagas para a Copa das Confederações.

Os voluntários selecionados pelo governo federal atuarão em aeroportos, shopping centers, pontos turísticos e hotéis, dentre outros locais com grande concentração de turistas. O trabalho consistirá em, basicamente, passar informações aos turistas que apresentarem dúvidas sobre locais de competição, sistema de transporte, hotéis e restaurantes, por exemplo.

Os voluntários contarão com um seguro para acidentes pessoais enquanto durar o torneio, e também receberão uniformes e alimentação.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos