Governo abrirá mais 57 mil vagas para trabalho voluntário na Copa das Confederações e na Copa de 2014

Aiuri Rebello

Do UOL, em São Paulo

  • Fifa/Divulgação

    Voluntário uniformizado fornece informação a turista durante a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul

    Voluntário uniformizado fornece informação a turista durante a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul

O governo federal lançará no início da próxima semana o seu programa de trabalho voluntário para a Copa das Confederações deste ano e para a Copa do Mundo de 2014. Complementar ao programa de voluntariado lançado em 2012 pela Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado), o programa do Ministério do Esporte oferecerá 7 mil vagas para a Copa das Confederações e outras 50 mil vagas para a Copa do Mundo de 2014, para quem se dispuser a trabalhar até dez horas por dia durante a realização dos eventos sem remuneração.

O programa da pasta do Esporte prevê mais que o dobro de vagas que o programa da Fifa. A entidade máxima do futebol mundial afirma que possui 18 mil vagas para a Copa de 2014 e cerca de seis mil vagas para a Copa das Confederações. As inscrições para o programa de trabalho voluntário da Fifa terminaram em setembro do ano passado com 130 mil pessoas interessadas, recorde histórico de inscritos de acordo com a entidade.

Assim, chega a cerca de 81 mil o número de vagas para trabalho não remunerado nas duas competições. Aproximadamente 13 mil voluntários devem trabalhar na Copa das Confederações, que começa em 15 de junho, e outros 68 mil na Copa do Mundo de 2014.

Cadastro via internet

O interessado no programa de trabalho voluntário do Ministério do Esporte deverá fazer o cadastro via internet, pelo portal Brasil Voluntário, que entrará no ar no mesmo dia do lançamento do programa, inicialmente marcado para a próxima terça-feira (22). Primeiro serão cadastrados os voluntários interessados em trabalhar na Copa das Confederações.

Os voluntários selecionados pelo governo federal atuarão em aeroportos, shopping centers, pontos turísticos e hotéis, dentre outros locais com grande concentração de turistas. O trabalho consistirá em, basicamente, passar informações aos turistas que apresentarem dúvidas sobre locais de competição, sistema de transporte, hotéis e restaurantes, por exemplo. 

Para tanto, o governo federal deve oferecer um treinamento aos voluntários. Também será anunciada a criação de uma rede social exclusiva para os voluntários dos dois mundiais.

O trabalho voluntário nos locais oficiais das competições, como os estádios, ficará a cargo dos voluntários já cadastrados pela Fifa.

Os voluntários da Fifa vão prestar serviços nos setores de transporte, mídia, segurança, protocolo, idiomas, entre outros. Cada convocado terá de cumprir turnos de até 10 horas de trabalho. Apesar de não receber nenhuma remuneração financeira, ele terá direito a alimentação, transporte e uniforme.

Obras da Copa
Obras da Copa

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos