Wenger diz que futebol brasileiro perdeu identidade e é destruído pela saída de jovens atletas

Do UOL, em São Paulo

  • Jamie McDonald/Getty Images

    Arsene Wenger também defendeu o trabalho de Mano Menezes na seleção

    Arsene Wenger também defendeu o trabalho de Mano Menezes na seleção

O francês Arsene Wenger, atualmente à frente do Arsenal, é daqueles com status de intelectuais da bola no futebol europeu. Comanda o time inglês desde 1996 e já conquistou 11 títulos.

Foi eleito o melhor treinador do mundo na primeira década do século 21, segundo a IFFHS, a Federação Internacional de História e Estatística de Futebol.

Wenger palpitou sobre o futebol brasileiro e disse que este vem perdendo sua identidade de futebol arte e sendo destruído pela saída de jovens jogadores.

"Talento não falta no Brasil e eu sempre tive muita sorte sempre que trouxemos um jogador brasileiro para atuar no Arsenal. Sou um grande admirador do futebol brasileiro. O futebol brasileiro parece ter perdido um pouco suas características de futebol arte e, ao mesmo tempo, não encontrou uma nova identidade", disse Wenger, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.

"A transferência de jogadores cada vez mais jovens para a Europa é o que está destruindo o futebol brasileiro. Tudo indica que a parte comercial do futebol ganhou uma força sem precedentes e que acabou destruindo a educação de jovens jogadores. O que vemos é a transferência de jogadores nacionais cada vez mais jovens para a Europa. Eu conversava com Carlos Alberto Parreira há pouco tempo e ele me confessava que sequer conhecia alguns dos brasileiros que estavam despontando nas equipes na Europa. Ficou claro que não há controle", continuou.

O treinador francês ainda defendeu o trabalho de Mano Menezes à frente da seleção brasileira. "Ele pelo menos tem um projeto, o que já é grande coisa. Ele parece saber o que está fazendo e acredito que o Brasil deveria mantê-lo cargo até 2014."

Wenger, ex-jogador, iniciou sua carreira como técnico em 1984, ao treinar por três anos o Nancy-Lorraine. Em seguida, teve passagem de 1987 a 1994 pelo Monaco. Após ser treinador no Japão, chegou ao Arsenal em 1996. 

Mano Menezes
Mano Menezes

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos