Com samba e "padrinho" Ronaldo, Globo lança campanha por nome de mascote da Copa
Do UOL, em São Paulo
-
Reprodução/Veja
Tatu-bola, ainda sem nome, será a mascote oficial da Copa 2014
Neste domingo, o programa Fantástico, da TV Globo, lançou campanha para que seja escolhido um nome para o tatu-bola que será a mascote da Copa do Mundo de 2014. O quadro contou com música-tema do sambista Arlindo Cruz e com o ex-jogador Ronaldo como "padrinho" da votação. Na última terça-feira, o UOL Esporte antecipou que o animal seria símbolo da competição após registro na Fifa.
Os nomes disponíveis na eleição são Amijubi, que mistura as palavras amizade e júbilo; Fuleco, união dos termos futebol e ecologia, e Zuzeco, composição dos verbetes azul e ecologia.
Ronaldo foi o responsável por apresentar a campanha na televisão. A votação para o nome da mascote está disponível para o público no site oficial da Fifa.
"Estou muito feliz por dar as boas-vindas a um membro tão importante da equipe de 2014. A mascote vai desempenhar um importante papel de embaixador nos próximos dois anos. Tenho certeza de que vai emocionar muitos jovens torcedores no Brasil e no mundo todo com a grande paixão que tem pelo esporte e pelo seu país", declarou o ex-atacante.
Secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke afirmou que a preocupação ambiental fez parte da escolha da mascote.
"É importante destacar que o tatu-bola é uma espécie vulnerável. Com esta mascote, vamos poder realizar um dos principais objetivos da Copa do Mundo da FIFA 2014, que é comunicar a importância do meio ambiente e da ecologia. Temos certeza de que ela será amada não apenas no Brasil, mas no mundo todo", disse o dirigente.