Membro do COL e deputado estadual, Bebeto votará por liberação de bebida na Copa

Vinicius Konchinski

Do UOL, em Vitória (ES)

  • UOL Esporte

    Bebeto diz que não bebe, mas que aprova bebidas em estádio da Copa

    Bebeto diz que não bebe, mas que aprova bebidas em estádio da Copa

O ex-jogador de futebol Bebeto anunciou nesta sexta-feira que votará a favor da liberação da venda de cervejas nos estádios da Copa do Rio de Janeiro. Membro do Comitê Organizador Local do Mundial (COL) e deputado estadual fluminense, Bebeto disse em entrevista coletiva que vai trabalhar para que o estado do Rio de Janeiro permita o consumo de bebidas alcóolicas em arenas do torneio.

No Rio de Janeiro, uma lei de 1998 proíbe a venda dessas bebidas nos estádios com o objetivo de coibir a violência. A Fifa, porém, exige a comercialização e o consumo de cervejas seja permitido em todos os estádios que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014.

A liberação estava prevista no projeto da Lei Geral da Copa votado na Câmara dos Deputados nesta semana. A permissão, entretanto, foi retirada do texto pelos deputados. Com isso, caberá aos aos estados-sede do Mundial discutir com a Fifa se as bebidas serão ou não vendidas nas arenas.

No caso do Rio de Janeiro, uma nova lei terá que ser aprovada para que a comercialização e o consumo volte a ser permitido.

Bebeto afirmou nesta sexta-feira que o governador do estado, Sérgio Cabral, já tem um acordo com a Fifa para a liberação das bebidas. Ele, como deputado estadual que apoia o governo, vai seguir a determinação do governador e liberar a venda das bebidas caso um projeto de lei seja enviado a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

"Eu não bebo, mas sei que o Brasil tem um compromisso com a Fifa", afirmou o ex-jogador, que também é membro do Conselho Administrativo do COL. "Em todas as Copas foi permitida a venda de bebidas nos estádios. No Brasil não pode ser diferente. Vou votar a favor."

Perguntado sobre um possível conflito de interesses pelo fato de trabalhar como deputado e como organizador da Copa, Bebeto não se pronunciou. Só ratificou que acredita que a venda de bebidas alcóolicas deve ser liberada no Mundial, conforme haviado sido combinado entre governo federal e Fifa.

Não é só o Rio de Janeiro que precisará mudar uma lei para permitir a venda de bebidas alcóolicas nos estádios. Segundo levantamento do UOL (confira tabela abaixo), 11 das 12 cidades-sede têm restrições para a comercialização exigida pela Fifa.

SEDE DA COPA LEI ESTADUAL PROIBINDO VENDA DE ÁLCOOL NOS ESTÁDIOS ACORDO ENTRE MINISTÉRIO PÚBLICO E FEDERAÇÃO DE FUTEBOL PROIBINDO VENDA DE ÁLCOOL NOS ESTÁDIOS
Belo Horizonte (MG) Não Sim
Brasília (DF) Não Sim
Cuiabá (MT) Não Sim
Curitiba (PR) Não Sim
Fortaleza (CE) Sim (Lei Municipal nº 9.477/09 – apenas para o Estádio Castelão) Sim
Manaus (AM) Não Não
Natal (RN) Não Sim
Porto Alegre (RS) Sim Não
Recife (PE) Sim Não
Rio de Janeiro (RJ) Sim (Lei nº 2.991/98 – proíbe apenas a comercialização de bebidas destiladas) Sim
Salvador (BA) Não Sim
São Paulo (SP) Sim (Lei nº 9.470/96) Sim

 

Obras da Copa
Obras da Copa


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos