#SalaSocial: Brasil e Colômbia travam 'prorrogação' tensa nas redes sociais

Bruno Garcez

Editor de mídias sociais

Brasileiros e colombianos travaram um acalorado "terceiro tempo" nas redes sociais, trocando ofensas e acusações após o fim da partida entre as seleções de seus países e depois do anúncio de que Neymar ficará de fora da Copa do Mundo.

Assim que o árbitro espanhol Carlos Velasco apitou o fim do jogo, os colombianos partiram para a ofensiva. Entre trending topics no Twitter da Colômbia figuraram #RoboaColombia, #NeymaresSeveraFlor eSi Pablo Escobar.

Na tuitosfera colombiana, os argumentos eram de que Velasco havia escancaradamente favorecido o Brasil, que Neymar era uma "flor delicada", que simulava faltas constantemente, e que se o traficante Pablo Escobar ainda estivesse entre nós o destino do juiz do jogo teria sido o pior possível.

Mas, pouco depois, veio o anúncio de que Neymar fraturara uma vertebra e que ficaria fora do restante da Copa do Mundo, após ter sofrido uma joelhada nas costas dada pelo lateral Camilo Zuñiga.

Foi então que se deu o contra-ataque brasileiro contra as acusações colombianas. O internauta @omgliars postou: "Machucaram o neymar e o juiz não deu punição na hora, o capitão tá fora do prox jogo e até o goleiro tá c/ cartão .PARA Q TÁ FEIO".

A usuária @fourlovatic foi uma entre muitos internautas brasileiros que reagiram com perplexidade: "Pera? A gente que roubou, como assim? Neymar fraturou uma vértebra e foi tirado da Copa. E o camisa 18 nem levar cartão levou? #RoboAColombia".

Já a usuária @nojentadl foi mais incisiva: "Paciência de brasileiro tem limite e vcs estão querendo comprar briga. #RoboAColombia.

Assim como vários outros brasileiros, @maliksong_ também fez críticas à atuação do juiz: "Roubo foi aquele juiz que não fez nada ao ver o jogador colombiano fazer falta e machucar o Neymar. #RoboAColombia.#ForçaNeymar".

Mas mesmo após a revelação de que Neymar ficaria de fora do torneio, alguns colombianos seguiam irredutíveis em suas posições e até mesmo manifestavam apoio ao autor da agressão contra Neymar.

Foi o caso de Loo, que afirmou, em ingles: "Zuñiga, você é incrível…#NeymarEsSeveraFlor #BrasilVergonhaMundial. Eles estão tentando esconder que compraram o jogo. Não prestem atenção".

Ao final, o Brasil recebeu apoio de onde menos se esperava. Encabeçando a lista de trending topics na Argentina figurava um singelo #FuerzaNeymar.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos