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14.06.2013 - Capa do álbum o que falta na Copa Arte/UOL Mais

No final do ano passado o governo federal incluiu duas obras do entorno do Maracanã na lista de intervenções necessárias para o Mundial de 2014. A primeira, que ficará pronta em janeiro ao custo de R$ 110 milhões, consiste na reurbanização do entorno do Maracanã, com novas calçadas, iluminação e uma passarela para acesso de pedestres ao estádio. Enquanto não fica pronta, tapumes e cercas comprometem a circulação em volta do Maracanã. A outra obra é o a reforma de uma estação de metrô e trem ao lado do estádio, ao custo estimado de R$ 161,5 milhões. Alguns acessos à estação já foram demolidos, mas a reforma completa só será entregue em maio de 2014. Durante a Copa das Confederações quem chegar de metrô ou trem ao Maracanã passará por escadas e passarelas provisórias, construídas com andaimes e madeirites. Divulgação Mais

Ficou para depois da Copa das Confederações a inauguração do corredor de ônibus que ligará o Galeão à Barra da Tijuca. Inicialmente, o chamado BRT Transcarioca tinha orçamento de R$ 1,6 bilhão e deveria estar funcionando desde maio. A prefeitura, porém, adiou a conclusão da obra para dezembro e já aumentou seu custo para R$ 1,8 bilhão. Hoje não há uma linha transporte público eficiente ligando a Barra ao aeroporto e quem precisa fazer o trajeto sofre com desvios e congestionamentos causados justamente pelas obras que já deveriam estar concluídas. Divulgação Mais

O maior aeroporto do Rio de Janeiro passa por três grandes obras visando a Copa do Mundo. As duas maiores, as reformas dos terminais 1 e 2, deveriam estar prontas desde setembro do ano passado. No entanto, ainda estão em execução. Segundo a última previsão do governo federal, tudo deve estar pronto em fevereiro do ano que vem. Já a terceira intervenção, o novo sistema de entrega de bagagens do terminal 2, só ficará pronto depois da Copa do Mundo mesmo. Juntas, as três obras no Galeão custarão R$ 810 milhões Divulgação Mais

Tanto no Terminal 1, que passa por ampliação, quanto no Terminal 2, que está sendo construído, do Aeroporto Juscelino Kubitschek o viajante encontrará pelo caminho tapumes nos saguões. Do lado de fora estão os canteiros de obras em estacionamento e rotatórias. Com investimentos totais de R$ 900 milhões, as obras no aeroporto e em seu entorno só deverão ficar prontas em maio de 2014, um mês antes da Copa de 2014 Aiuri Rebelo/UOL Mais

A obra da rodovia DF-047, que leva à Asa Sul e dá acesso ao centro de Brasília, está orçada em R$ 58,6 milhões e causa desvios e lentidão logo na saída do aeroporto. A construção prevê a duplicação de um trecho da rodovia e a construção de passagens subterrâneas sob o balão de acesso ao aeroporto. A expectativa é que fique pronta "até a Copa do Mundo de 2014" Aiuri Rebelo/UOL Mais

Pelo caminho dos setores hoteleiros até o estádio Mané Garrincha, o torcedor vai encontrar improviso: faixas de pedestre incompletas, falta de guias rebaixadas, sinalização e calçadas sem condições de uso. O jeito será atravessar gramados, grandes rotatórias de terra seca e bolsões de estacionamento para chegar ao estádio. Uma vez lá, alguns trechos no entorno da arena ainda estão cobertos com tapumes. Um canteiro de obras montado ao lado do estádio só será removido em 2014 Aiuri Rebelo/UOL Mais

A reforma do aeroporto tem investimentos de R$146 milhões, que envolvem a construção de uma nova torre de controle, melhoria dos acessos e ampliação do check in e desembarque. Entretanto, a previsão de entrega das obras é para fevereiro de 2014, e hoje o que se vê no terminal aeroportuário são turistas caminhando em meio a tapumes e trabalhadores da obra. Divulgação Mais

O governo do Estado da Bahia e a Prefeitura de Salvador afirmam que as obras do entorno da Arena Fonte Nova estariam prontas a tempo da Copa das Confederações. Apesar disso, o cronograma está atrasado: o que se vê no local são máquinas e operários correndo contra o tempo para dar conta do prazo, que se encerra no próximo dia 19, véspera do confronto entre Nigéria e Uruguai. Estão previstas intervenções de microacessibilidade e rotas de pedestres, cujos investimentos somam R$ 19 milhões Divulgação Mais

Nas ruas do Pelourinho também há obras em andamento. Lá, está em curso um projeto de recuperação de fachadas de prédios históricos, acessibilidade e melhoria das calçadas. Inicialmente previstos para a Copa das Confederações, projetos como acessibilidade dos pontos turísticos, sinalização trilíngue e implantação dos 35 módulos portáteis de informação, que têm investimento previsto de R$ 8 milhões, só serão concluídos às vésperas do Mundial de 2014, de acordo com o planejamento atual Divulgação Mais

O aeroporto passa por reformas que só têm conclusão prevista para abril de 2014. O projeto inicial, que pertence a um conjunto de obras orçado em R$ 100 milhões, foi abandonado após duas tentativas fracassadas de licitação feitas pela Infraero no fim de 2012. Assim, a obra, que tinha conclusão prevista para outubro deste ano, foi substituída por outra, mais modesta, o "terminal remoto", feito com instalações provisórias (apelidado de "puxadinho"), e conclusão em abril de 2014 Ministério do Esporte Mais

A linha de ônibus expressa que vai ligar o aeroporto ao Mineirão fora inicialmente planejada para estar pronta a tempo da Copa das Confederações. Mas irregularidades no processo licitatório e demora nas desapropriações fizeram com que o governo revisse a entrega do sistema para dezembro deste ano. Um plano alternativo de transporte será utilizado na Copa das Confederações, fazendo uso de uma linha especial gratuita de ônibus que deixará os torcedores a pouco menos de um quilômetro do estádio Governo do Estado de Minas Gerais Mais

A obra da via expressa de ônibus terá 3.780 metros e vai ligar três das principais avenidas da capital mineira. Seu prazo de entrega, porém, é incerto. Tudo deveria estar pronto antes da Copa das Confederações. Porém, a partir de maio deste ano, o governo municipal passou a trabalhar com o prazo para agosto. Para piorar, parte da obra recém-construída teve que ser demolida: uma das estações construídas foi feita em cima de uma chapa metálica. O novo prazo? Dezembro de 2013 Divulgação Mais

A obra do Terminal Integrado de Metrô e Ônibus Cosme e Damião, em Camaragibe, na Região Metropolitana de Recife, está 60% concluída. O terminal fica ao lado da estação de metrô Cosme e Damião, que fica a 2,2 quilômetros da Arena Pernambuco. Não há previsão de finalização das obras. Já a estação Cosme Damião foi inaugurada no último dia 8, ainda sem bilheterias e catracas funcionando e com uma série de equipamentos por instalar, como escadas rolantes. Da estação partirá uma linha expressa gratuita de ônibus até o estádio Ana Araújo/Governo federal Mais

Não haverá estacionamento na Arena Pernambuco. Um edifício-garagem de seis andares será erguido no entorno do estádio pela empreiteira Odebrecht, construtora e dona do projeto, mas só ficará pronto depois da Copa do Mundo de 2014. Até lá, é possível que exista uma solução alternativa. Já para a Copa das Confederações, o estacionamento mais próximo da arena ficará a três quilômetros do local, de onde sairá uma linha de ônibus Ana Araújo/Governo Federal Mais

Considerada a mais importante obra de mobilidade urbana da cidade, a via terá 4 km de extensão e irá consumir cerca R$ 500 milhões. A via irá ligar o centro à zona sul da cidade, desafogando o trânsito na área hoteleira de Recife. A prefeitura afirma que a ideia nunca foi terminar a empreitada até a Copa das Confederações. Na Matriz de Responsabilidades da Copa sua data de entrega era setembro deste ano. Em abril, porém, as autoridades municipais anunciaram um plano de intensificação da obra (que incluiu aumento de custo) para tentar entregar a obra até dezembro Prefeitura do Recife Mais

A linha de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) Parangaba-Mucuripe vai ligar a área hoteleira de Fortaleza à região do estádio do Castelão. Com 13 quilômetros de extensão e investimento de R$ 265 milhões, a obra tem previsão atual de entrega para o primeiro semestre de 2014. Pelo planejamento inicial do governo cearense, os trabalhos deveriam ter começado em janeiro de 2011, mas só tiveram início em abril do ano passado Divulgação Mais

A obra de modernização e ampliação do terminal aeroportuário de Fortaleza está em pleno vapor e correndo contra o tempo. As autoridades queriam concluir os trabalhos até o fim deste ano. No mês de maio, porém, foi feita uma revisão do cronograma, e a data de entrega passou a ser abril de 2014, dois meses antes da Copa do Mundo. O custo da obra é de R$ 337 milhões Governo Federal Mais

A Linha Sul do Metrô de Fortaleza começou a ser construída em 1999. Em 2010, quando foi incluída no plano oficial brasileiro de preparação para a Copa, sua data de entrega era dezembro de 2012. Depois, passou para fevereiro ou março deste ano. Atualmente, o prazo é julho deste ano. Estão faltando duas estações: Chica da Silva e José de Alencar. O custo total da obra, uma linha de 24 quilômetros, é de R$ 1,8 bilhão Governo do Ceará Mais

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