Gallo diz ser impossível copiar trabalho alemão: "Tem o tamanho de SP"

Do UOL, em São Paulo

Copiar o trabalho realizado pela Alemanha na formação de jogadores não passa pela cabeça de Alexandre Gallo, coordenador das seleções de base da CBF. O dirigente acredita ser impossível implementar no Brasil o sistema utilizado pelo país europeu e que resultou na formação da equipe que conquistou o título da Copa do Mundo.

"A Alemanha é do tamanho do estado de São Paulo. Eu tive contato com o pessoal que está fazendo o trabalho na Suíça, que é menos ainda, e eles dividiram o país em três. É impossível [apenas copiar o sistema], pois nossa estrutura é outra, nosso calendário é outro", disse Gallo, em entrevista a TV Bandeirantes.

O sistema de formação de novos talentos implementado pela Alemanha a partir de 2002 tem recebido diversos elogios desde a conquista do título mundial. O trabalho foi responsável pelo surgimento de jogadores como os meias Kroos e Götze, o volante Schweinsteiger e o goleio Neuer, entre outros.

"Temos que entender que a Alemanha pegou uma geração muito boa de atletas. Perderam algumas competições, mas é uma geração muito boa. O Brasil também tem trabalhos muitos bons na base, em grandes clubes. E é importante que os clubes invistam neste trabalho, coloquem profissionais capacitados. E precisamos de atletas que sejam bons tecnicamente e que também sejam comprometidos", comentou Gallo.

Apesar das derrotas para Alemanha e Holanda na reta final da Copa do Mundo, Gallo não crê que o Brasil tenha material humano pior que o dos rivais. Segundo o dirigente da CBF, o país continua revelando jogadores talentosos, que fazem a diferença no futebol internacional.

"Quando você viaja, como eu fiz, para a Europa, vai ver que os expoentes são brasileiros, argentinos, colombianos. Ainda temos o talento. E o talento sempre vai estar um passinho à frente. Antes, eram seis, mas ainda fica um", afirmou.

Gallo ainda comentou sobre sua relação com Dunga, novo técnico da seleção principal. O dirigente se colocou à disposição para ajudar no processo de renovação da equipe, mas afirmou que seu trabalho é mais focado na melhora das categorias de base.

"Tem que existir uma relação clara e aberta [com o Dunga]. Tenho que servir o Dunga quando ele achar importante. Mas eu tenho que fazer um trabalho importante, de grão de areia, para formar os atletas", disse Gallo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos