Como era o mundo na última final de Copa entre Argentina x Alemanha?

Jeremias Werneck

Do UOL, em Belo Horizonte

  • AP Photo/Carlo Fumagalli

    Matthaus levanta a taça de campeão da Copa em 1990, em final vencida contra a Argentina

    Matthaus levanta a taça de campeão da Copa em 1990, em final vencida contra a Argentina

Mais de 20 anos se passaram, e Alemanha e Argentina voltam a se enfrentar em uma decisão de Copa do Mundo. Na ocasião, os alemães saíram vencedores na final do Mundial de 1990, 1 a 0, em uma revanche contra o astro Diego Maradona, que havia conquistado a taça de 1986 em duelo frente à Alemanha. Desde então, o mundo passou por diversas transformações.

A tecnologia em 1990 era bem mais enxuta. Fernando Collor de Mello comandava o Brasil e o sucesso na TV era a novela Rainha da Sucata, embalada pela lambada.

A transexual Roberta Close, já fenômeno de popularidade, apareceu nua na Playboy. 

Confira alguns fatos ocorridos em 1990, ano da final entre Alemanha x Argentina, pela Copa do Mundo:

Reprodução/Playboy
Transexual em revista masculina - Roberta Close, cujo nome de batismo é Luís Roberto Gambine Moreira, já era famosa nos anos 80, mas apenas em março de 1990 realmente apareceu completamente nua. Meses após a cirurgia de mudança de sexo, ela foi destaque na edição da revista Playboy que tinha como grande atração Luma de Oliveira chamada de 'a gloriosa mulher da década'.

Reprodução
TV e Moda - Calças coloridas, cabelos com franjas e mullets. O início da década de 1990 ainda tinha ombreiras nas roupas femininas e jaquetas de couro no auge. Na TV tudo isto podia ver visto, realimentando a tendência, na novela Rainha da Sucata. Com Maria do Carmo, interpretada por Regina Duarte, sendo a protagonista. A TV Pirata também fazia os brasileiros pararem na frente da tela, com esquetes de humor e precedendo o Casseta e Planeta.

Reprodução
Música - Com o sucesso da novela Rainha da Sucata, o rádio tocava sem parar o ritmo da lambada. A atração da TV chegou a ter um disco complementar lançado, só com faixas do gênero musical ? uma mistura de carimbó, do Pará, com cumbia e merengue. Um dos grandes sucesso desta era musical foi a música 'Chorando Se Foi', da banda Kaoma (foto).

Sérgio Tomisaki/Folhapress - 30.07.1990
Política - No Brasil, o presidente era Fernando Collor de Mello. Na Argentina, o posto era de Carlos Menem. Mas era na Europa que o mapa realmente se mexia. Kosovo viveu dias tensos na arrancada de 1990, com uma declaração de emergência e desdobramentos que levariam a região a se tornar independente um ano depois. A União Soviética, por sua vez, via os últimos pilares ruírem.

Reprodução
Tecnologia - Sucesso mundial e agora peça de coleção, o videogame Super Nintendo, o SNES, foi lançado no Japão primeiro. Depois chegou até a Europa e por fim, dois anos mais tarde, desembarcou no Brasil. Virando febre por ter gráficos mais detalhados à época e uma plataforma revolucionária. Liderou o mercado até uma nova geração de consoles chegar. O jogo "California Games II" (foto) era um dos mais famosos em 90.

Matuiti Mayezon/Arquivo Folha Imagem
Luxa ganha Paulistão com o Bragantino - Dirigido por Vanderlei Luxemburgo, o Bragantino surpreendeu e conquistou o título do Paulistão de 1990. A vitória veio após dois empates na final caipira, contra o Novorizontino, e ocorreu um mês depois da decisão da Copa do Mundo na Itália.

Reprodução
Messi bebê - Grande esperança do time atual, dono da braçadeira de capitão e centro das atenções, Messi não tem como lembrar daquele jogo Argentina e Alemanha, em 1990. O camisa 10 tinha apenas três anos de vida e ainda ensaiava passos firmes, piques e nem imaginava tudo aquilo que faria com uma bola nos pés.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos