Governo fecha bares e restringe metrô no Maracanã no dia da final da Copa

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O entorno do Maracanã terá seus bares fechados e o acesso a sua estação de metrô e trem restrito por causa do esquema de segurança da final da Copa do Mundo de 2014, que acontece no domingo. As duas medidas foram anunciadas na manhã desta quinta-feira pelo secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame.

Segundo Beltrame, a operação de segurança da partida final do Mundial de 2014 será a maior já posta em prática no país. Ao todo, cerca de 26 mil agentes da Polícia Militar, Polícia Civil, Força Nacional de Segurança, polícia Federal, Polícia Rodoviário Federal e das Forças Armadas participarão do esquema, que terá medidas de segurança extraordinárias.

Beltrame disse que os bares nos arredores do Maracanã serão todos fechados duas horas antes do início da cerimônia de encerramento da Copa, marcada para 15h30. Essa será a primeira vez que isso será feito durante o torneio. Em jogos anteriores, bares não vendiam bebida alcoólica.

O secretário também explicou que só quem tem ingressos da final da Copa do Mundo poderá desembarcar na estação do metrô e trem do Maracanã. O local é o principal acesso ao estádio. Beltrame disse que a medida é necessária para que pessoas sem ingresso não estejam circulando perto do estádio horas antes do jogo. Isso também será feito pela primeira vez.

O bloqueio do acesso ao estádio, aliás, ainda será antecipado para a final. A partir das 23h do sábado, véspera do jogo, já haverá barreiras também para evitar que pessoas sem ingresso cheguem perto do Maracanã. "Nossa preocupação é com pessoas com ingresso falso, credencial falsa, comecem a gravitar em torno do Maracanã e ficam examinando o estádio", disse, durante entrevista coletiva concedida.

Chefes de Estado e manifestação

Na mesma entrevista, autoridades encarregadas pela segurança do Maracanã na final da Copa do Mundo disseram que existem preocupações extras por causa das caraterísticas da partida. Pelo menos 15 chefes da Estado estarão no estádio. Isso demanda a implantação de um protocolo de segurança internacional, o que será feito.

O secretário Beltrame disse que um protesto contra a Copa está marcado para o domingo. Ele afirmou que o plano de segurança montado por autoridades já considera essa possibilidade.

Também será reforçada a presença de policiais em áreas de aglomeração de torcedores no Rio de Janeiro para evitar possíveis brigas ou distúrbios. A Praia de Copacabana, onde fica o Fan Fest, terá segurança especial.

Dentro do estádio

Dentro do Maracanã, a segurança também terá um esquema diferente. De acordo com o chefe de segurança do COL (Comitê Organizador Local), Hilário Medeiros, cerca de 1.600 agentes de segurança privada trabalharão no estádio. No último jogo, eram cerca de 1.100. A medida visa também a evitar possíveis invasões de campo antes, durante e depois da partida.

Na final, a venda de bebida alcóolica dentro do Maracanã será retardada, mas não proibida. Autoridades de segurança já haviam identificado que o consumo de álcool era um dos grandes responsáveis por brigas e outros incidentes dentro do estádio. Por isso, a restrição será posta em prática.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos