CBF descarta incluir depoimento de Neymar em recurso contra Zuñiga

Do UOL, em São Paulo *

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) fará nova investida para pleitear punição ao colombiano Juan Camilo Zuñiga, autor da falta que causou fratura em uma vértebra do atacante Neymar e tirou o brasileiro da Copa do Mundo. No entanto, o depoimento do camisa 10 não será usado como elemento no recurso. Após ter considerado usar as palavras do jogador para tentar provar que o lance foi intencional, a entidade nacional recuou.

Neymar foi atingido por Zuñiga em disputa pelo alto no segundo tempo do jogo entre Brasil e Colômbia, no último sábado, válido pelas quartas de final da Copa de 2014. O colombiano acertou o brasileiro com uma joelhada nas costas, e isso causou a fratura na vértebra.

A CBF enviou representação à Fifa pedindo uma punição a Zuñiga, mas entidade internacional deu resposta negativa nesta segunda-feira. A justificativa usada para isso foi que os requisitos necessários para estabelecer a pena não foram cumpridos.

A CBF decidiu então pedir reconsideração. Segundo o site da ESPN, a entidade incluiu novas imagens para mostrar que houve uma conversa entre Neymar e Zuñiga antes do lance, o que poderia caracterizar uma agressão premeditada.

"O vídeo que mandamos é o mesmo do primeiro pedido, com o lance inteiro e essa suposta ofensa", explicou Carlos Eugênio Lopes, diretor jurídico da instituição brasileira. A entidade chegou a considerar incluir um depoimento do jogador, mas desistiu. "Falamos com a família dele, mas eles disseram que o Neymar não se lembrava se houve ofensa. Por isso não vamos usar", completou o dirigente.

O recurso que a CBF levará à Fifa será baseado nos mesmos elementos do primeiro pedido. "A nossa contestação agora é sobre a resposta que eles enviaram. Eles nem chegaram a analisar o pedido. Queremos uma reconsideração da comissão", finalizou Lopes.

* Colaborou Paulo Passos

Jogadores da seleção lamentam situação de Neymar
  • Jefferson Bernardes/VIPCOMM
    Thiago Silva
    "Seleção não é só Neymar. Claro que fico triste, como estou triste com a minha ausência. Nem cartão amarelo o jogador levou. E no meu lance eu nem tive a intenção de tirar a bola do goleiro. São pequenas coisas que influenciam em alguns momentos."
  • Flávio Florido/UOL
    Fred
    "Triste, porque ele trabalhou tanto para estar com a gente. A importância que ele tem para a gente. Lógico que agora vamos olhar para o grupo, que tem muita qualidade. Deus vai te curar o mais rápido possível, pode ficar tranquilo, estamos juntos, cada vez mais junto."
  • Flavio Florido/UOL
    Maicon
    "É chato, a gente perder um jogador tão importante pra nossa equipe. Mas agora temos que dar apoio a ele, aos familiares, vamos torcer pra que ele se recupere o mais rápido possível. Vai estar com a gente na Granja com certeza."
  • Buda Mendes/Getty Images
    David Luiz
    "Cara, difícil até falar algo agora. Precisamos ter maturidade para superar uma baixa dessas. Ficamos tristes pelo desfalque do atleta e pelo ser humano que perde a chance de realizar um sonho. Sabemos o quanto ele se prepara e sonha em brilhar com um título. Fiz os gols, estamos classificados, mas saio daqui triste. Precisamos conversar, passar apoio para ele e buscar este título."
  • Pool/Getty
    Hulk
    "É triste. Neymar se cuidou para a Copa, estava empolgado, é importante para a seleção. A gente tem que superar. É mais um motivo para corrermos mais ainda pelo Neymar, pelo cara que é. Se Deus quiser vamos ser campeões e vamos dedicar a ele."
  • EITAN ABRAMOVICH/AFP
    Fernandinho
    "A perda que tivemos é grande, considerável. Agora o importante é a gente se fortalecer mais. O grupo está unido, fechado, focado. A perda do craque do time, nada melhor que nos fortalecermos mais. Buscar o titulo e com certeza vai ser para o Neymar."
Celebridades se solidarizam com Neymar
  • DIMITAR DILKOFF/AFP
    Felipe Massa (piloto de F1)
    "Torci, pulei muito, gritei muito. Foi uma pena. O Neymar é um jogador excepcional, um cara maravilhoso. Ele deve estar sentindo muita dor, mas vai continuar torcendo. Você é uma peça fundamental para este time e já, já vai se recuperar"
  • Reprodução
    Lyoto Machida (lutador de MMA)
    "Às vezes isso faz parte da nossa vida, nem sempre podemos completar um objetivo na mesma hora que queremos. Mas você é um garoto ainda, tem muita coisa pela frente. Acredite"

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos