Goleada é a pior derrota de um campeão mundial da história do futebol

Do UOL, em São Paulo

O 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil foi a pior derrota de um campeão mundial da história do futebol mundial. Nunca antes uma seleção que já tinha levantado a taça havia sido tão humilhada, em qualquer partida, em qualquer campeonato.

Antes desta terça-feira, a pior goleada já sofrida por um campeão mundial tinha sido uma goleada da Iugoslávia sobre a Itália, um 6 a 1 em 1957. A Argentina também foi goleada pelo mesmo placar pela Bolívia em 2009.

O Uruguai é outro campeão mundial que sofreu algumas goleadas na história, mas nunca uma tão humilhante como a desta terça-feira. Assim como a Alemanha, algoz do país anfitrião neste ano.

Veja outros recordes negativos que o 7 a 1 para Alemanha quebrou.

1 – A pior derrota da história da seleção brasileira. Antes, era um 6 a 0 para o Uruguai em 1920.

2 – A pior derrota do Brasil em Copas. Antes havia sido o 3 a 0 para a França na final de 1998.

3 – A partida que o Brasil mais tomou gols em Copas. Antes, era uma vitória de 6 a 5 sobre a Polônia, em 1938.

4 – A maior goleada em semifinais de Copa. Três semifinais já terminaram em 6 a 1: Uruguai 6 x 1 Iugoslávia, Argentina 6 x 1 EUA, e Alemanha 6 x 1 Áustria. Menos que o massacre alemão no Mineirão.

 Maior goleada em jogo entre campeões do mundo. Antes a maior goleada entre campeões era Alemanha 4 x 0 Uruguai, em 1966.

6 – Pior derrota de um anfitrião da Copa. O próprio Brasil vencera a Suécia por 5 a 2, mas essa derrota dos donos da casa de 1958 foi superada. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos