Colombiano que tirou Neymar da Copa, Zuñiga é pretendido pelo Barcelona

Do UOL, em São Paulo

O lateral direito Juan Camilo Zuñiga, de 28 anos, que se acertou o joelho nas costas de Neymar e o tirou da Copa, pode ser seu novo companheiro de clube já na próxima temporada. Isso porque seu nome vem sendo especulado para substituir Daniel Alves na equipe catalã pelo menos desde o fim do ano passado.

Atualmente, o colombiano defende o Nápoli e tem contrato com o time italiano até 2019, com multa por rescisão de 30 milhões de euros. Mas, de acordo com o jornal Mundo Deportivo, uma cláusula permitiria que o atleta saísse pela metade do valor caso o clube interessado seja o Barcelona.

O nome do colombiano ainda foi especulado em outros times europeus, inclusive o do Real Madrid.

No final do ano passado, Zuñiga comentou suas possibilidades no mercado, não descartou uma transferência e falou que seria "um sonho" jogar em dos gigantes espanhois.

"As conversas são persistentes e eu sei que no futebol, uma transferência pode surgir a qualquer momento. Pode acontecer ou não. Mas é impossível prever o futuro. Eu honestamente devo dizer que Barcelona e Real Madrid são um sonho para qualquer jogador."

No final do jogo, Zuñiga deu uma forte joelhada nas costas de Neymar, que saiu do campo chorando. O lateral não recebeu nem sequer um cartão amarelo pela entrada. Depois de exames, descobriu-se que o brasileiro fraturou uma vértebra e não estará recuperado para disputar a semifinal contra a Alemanha e uma possível final.

Depois da partida, o colombiano, ainda sem saber a gravidade da lesão do atacante, disse que não teve intenção de machucar e desejou que o camisa 10 tenha uma pronta recuperação.

"Nunca tive a intenção de causar um mal ao jogador. Dentro de campo temos que jogar firme. Foi uma partida assim, queríamos marcar, estava um jogo quente, o Brasil estava entrando forte, isso é normal", afirmou o lateral. "Espero que não seja nada grave, vamos torcer a Deus. Espero que se recupere. Torço a Deus que não seja na grave, pois ele é um grande talento não só para o Brasil como para o mundo."

Versatilidade

Revelado pelo Atlético Nacional de Medellin, o colombiano ainda se diz torcedor do clube em que começou a jogar aos 15 anos. O lateral é conhecido por sua versatilidade, já tendo atuado bem tanto na direita, quanto na esquerda. Ele também já foi improvisado como zagueiro quando seu atual time precisou adotar a formação 3-5-2.

Mas, quando apareceu para o mundo do futebol, jogando pela seleção sub-20 da Colômbia no Mundial de 2005, a característica que mais chamou a atenção dos analistas foi a sua ofensividade, e Zuñiga chegou a ser comparado com o brasileiro Roberto Carlos.

Seu primeiro gol pela seleção principal, porém, foi marcado apenas em 2012, nas Eliminatórias sul-americanas. Ele fez o quarto da goleada sobre o Uruguai (4 a 0).

Pelo Atlético Nacional, foi tricampeão do campeonato colombiano. Pelo Napoli, levantou a Copa da Itália de 2012.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos