Apenas um jogador foi testado na função de Luiz Gustavo. E por 45 minutos

Fernando Duarte e Paulo Passos

Do UOL, em Teresópolis (RJ)

  • Buda Mendes/Getty Images

    Fernandinho marcou o último gol brasileiro na vitória por 4 a 1 sobre Camarões

    Fernandinho marcou o último gol brasileiro na vitória por 4 a 1 sobre Camarões

Alvo de elogios constantes de Felipão, Luiz Gustavo está fora das quartas de final contra a Colômbia, na próxima sexta-feira, em Fortaleza. Fernandinho surge como principal opção para substituir o volante. Ele é o único que foi testado no último ano na função.

Por 45 minutos, Fernandinho atuou como primeiro volante no amistoso contra a África do Sul, em março. Até então, o jogador do Manchester City nunca tinha sido convocado por Felipão e ganhou o técnico justamente por atuar em mais de uma função. No segundo tempo da partida em Johanesburgo, ele jogou mais avançado. É justamente nessa função que ele ganhou a vaga no time durante a Copa, no lugar de Paulinho.  

Agora, Scolari pode escalar os dois volantes juntos. A Fernandinho caberia uma a função de primeiro volante, atuando à frente do zagueiros.

"Eu encaro isso com naturalidade, porque eu fui convocado como primeiro volante. É assim que eu venho jogando na Inglaterra. Pra mim, não tem problema nenhum", afirmou Fernandinho.

Antes do volante do Manchester City, Lucas Leiva, do Liverpool, ganhou uma chance com Scolari. Atuou na função de Luiz Gustavo no amistoso contra Zâmbia, em outubro, ao lado de Paulinho. Na hora da convocação final, o ex-gremista acabou sendo preterido.

A escolha do primeiro volante titular foi uma das prioridades de Felipão quando assumiu a seleção. Na estreia contra a Inglaterra, o técnico repetiu uma dupla que vinha sendo usada por Mano Menezes, seu antecessor. Paulinho e Ramires foram os titulares. O Brasil perdeu por 2 a 1, em Wembley, e Felipão não aprovou a dupla.

"Não gosto de deixar a defesa muito exposta, temos que acertar a marcação, sem jogador com características defensivas, deixando o primeiro combate para o zagueiro", disse o técnico na época.

Depois disso, Fernando, ex-Grêmio, foi testado como "5" do time. Ele ficou no time até a preparação para a Copa das Confederações, quando Luiz Gustavo ganhou uma chance e nunca mais saiu do time.

"O Luiz Gustavo ninguém vê muito, mas é um dos jogadores mais importantes da seleção brasileira", afirmou o técnico.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos