Neymar diz não se importar com mudança tática: "jogo em qualquer formação"

Do UOL, em São Paulo

Luiz Felipe Scolari treinou nesta quarta-feira, pela primeira vez, uma seleção brasileira sem Fred, mostrando uma variação tática que, até então, não tinha apresentado. Saiu de cena um centroavante típico, entrou um atleta mais móvel exercendo a função de falso 9. Neymar minimizou a possibilidade de troca na escalação e em sua própria função em campo: em parte da movimentação, foi ele o escolhido para ficar mais à frente. 

"Eu me encaixo em qualquer tipo de formação. Agora, a gente tem um excelente treinador para resolver as escalações, o jeito como vai jogar. Nós temos de obedecer e fazer de tudo para o time vencer. Eu não tenho como falar (sobre o sistema tático), te dar uma resposta sobre isso. Com ou sem centroavante, temos de jogar futebol", afirmou o jogador.

O camisa 10 e artilheiro da seleção também falou que não se sente sobrecarregado com a responsabilidade de ser o grande nome do time aos 22 anos. "Não, não me sinto sobrecarregado, nem dentro nem fora. Tenho meus companheiros que me ajudam, que roubam a bola, que passam, que fazem o gol. É um ajudando o outro para que tudo dê certo", completou.

O treino

Antes da entrevista de Neymar, Luiz Felipe Scolari testou uma verdadeira revolução em seu time. No total, seis reservas foram observados durante o treinamento tático na Granja Comary: Paulinho, Hernanes, Willian, Henrique, Maicon e Maxwell. No esquema sem o centroavante Fred, o técnico também alterou outras posições. Fernandinho, que ganhou uma vaga no meio-campo na última partida, foi para o time reserva, assim como o suspenso Luiz Gustavo. Com isso, três vagas foram abertas, ocupadas por Hernanes, Ramires e Willian.

Após cinco minutos, Felipão mudou, fazendo o time voltar a sua formação preferida, com um camisa 9 fixo e cinco jogadores no meio-campo. Com isso, ele usou Fernandinho e o ex-titular Paulinho como sua dupla de volantes. Os meias-ofensivos foram Oscar, Neymar e Hulk. Os três últimos jogadores usados por Felipão no treinamento foram o zagueiro Henrique, o lateral direito Maicon e o lateral esquerdo Maxwell. O último, por pouco tempo, menos de cinco minutos, quando Marcelo saiu de campo mancando ao lado do médico.

A utilização do ex-zagueiro do Palmeiras, porém, foi mais séria, mostrando que o técnico do Brasil está, mesmo, pensando em armar sua equipe com três zagueiros. Com a suspensão de Luiz Gustavo, Felipão ganhou um buraco no meio-campo: Fernandinho, seu reserva imediato, estava sendo usado como segundo volante. Antes de Henrique, ele testou Hernanes na função. Depois, recuou Fernandinho e voltou a usar Paulinho.

O terceiro teste foi com o zagueiro do Napoli, em um 3-5-2 sem centroavante. Henrique entrou no lugar de Fred, trabalhando como terceiro zagueiro, com Fernandinho e Paulinho à frente da zaga. Neste momento, Maicon também entrou, no lugar de Daniel Alves. Foi aí que o time titular deslanchou. Fred, para os titulares, e Jô, para os reservas, já tinham marcados. Após a mudança de esquema, os titulares fizeram mais três, com dois de Paulinho e um de Ramires - que entrou entre os titulares nos minutos finais em um ponto em que Felipão fazia trocas frequentes entre seus jogadores.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos