Felipão monta time sem Fred e testa seis reservas na seleção brasileira

Fernando Duarte

Do UOL, em Teresópolis (RJ)

O treinador da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, testou uma verdadeira revolução em seu time nesta quarta-feira. No total, seis reservas foram observados durante o treinamento tático na Granja Comary: Paulinho, Hernanes, Willian, Henrique, Maicon e Maxwell. Foi o último treino em Teresópolis antes da viagem da equipe para Fortaleza - o Brasil enfrenta a Colômbia na sexta-feira, pelas quartas de final.

Falso 9: o time sem Fred

O maior dos testes foi feito logo no início dos trabalhos: Felipão montou a equipe sem o centroavante Fred no time titular, testando um esquema tático com um falso 9, tendência da Copa do Mundo até aqui. O que surpreendeu, porém, foi que, com essa mudança de esquema, ele também alterou outras posições. Fernandinho, que ganhou uma vaga no meio-campo na última partida, foi para o time reserva, assim como o suspenso Luiz Gustavo. Com isso, três vagas foram abertas, ocupadas por Hernanes, Ramires e Willian.

Nessa formação inicial, a defesa seguia intacta, com o seguinte time: Julio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo, Ramires, Hernanes, Oscar e Willian, Neymar e Hulk. Após cinco minutos, porém, Felipão mudou, fazendo o time voltar a sua formação preferida, com um camisa 9 fixo e cinco jogadores no meio-campo.

Fernandinho e Paulinho: o time provável

Com isso, ele voltou a fazer mudanças, usando Fernandinho e o ex-titular Paulinho como sua dupla de volantes. Os meias-ofensivos foram Oscar, Neymar e Hulk. O camisa 10, aliás, apareceu no gramado sem a proteção no joelho que utilizou nos últimos dias e participou normalmente dos trabalhos. O susto pelas pancadas sofridas diante do Chile parece ter ficado no passado - o atacante chegou a tomar anti-inflamatórios e realizar terapia com choques elétricos para afastar as dores.

Os três últimos nomes usados por Felipão no treinamento foram o zagueiro Henrique, o lateral direito Maicon e o lateral esquerdo Maxwell. O último, por pouco tempo, menos de cinco minutos, quando Marcelo saiu de campo mancando ao lado do médico. A utilização do ex-zagueiro do Palmeiras, porém, foi mais séria, mostrando que o técnico do Brasil está, mesmo, pensando em armar sua equipe com três zagueiros.

Henrique: usando um terceiro zagueiro

Com a suspensão de Luiz Gustavo, Felipão ganhou um buraco no meio-campo: Fernandinho, seu reserva imediato, estava sendo usado como segundo volante. Antes de Henrique, ele testou Hernanes na função. Depois, recuou Fernandinho e voltou a usar Paulinho.

O terceiro teste foi com o zagueiro do Napoli, em um 3-5-2 sem centroavante. Henrique entrou no lugar de Fred, trabalhando como terceiro zagueiro, com Fernandinho e Paulinho à frente da zaga. Neste momento, Maicon também entrou, no lugar de Daniel Alves. Foi aí que o time titular deslanchou. Fred, para os titulares, e Jô, para os reservas, já tinham marcados. Após a mudança de esquema, os titulares fizeram mais três, com dois de Paulinho e um de Ramires - que entrou entre os titulares nos minutos finais em um ponto em que Felipão fazia trocas frequentes entre seus jogadores.

O Brasil enfrenta a Colômbia na sexta-feira, pelas quartas de final da Copa do Mundo, no Castelão, em Fortaleza.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos