Preocupado, técnico belga relembra "trauma" por gol anulado contra o Brasil

Vagner Magalhães

Do UOL, em Salvador

O técnico belga, Marc Wilmots, voltou no tempo em 12 anos para explicar os danos que uma má arbitragem pode provocar em uma partida de futebol. Ele retornou ao 17 de junho de 2002, quando ainda era jogador e a sua seleção foi eliminada pelo Brasil nas oitavas de final com uma vitória de 2 a 0. A bronca do jogador foi por conta do gol que ele marcou, quando o jogo ainda estava empatado, e foi anulado pelo  jamaicano Peter Prendergast, que alegou falta no lance em que ele disputou de cabeça com o zagueiro Roque Júnior.

Wilmots afirmou nesta segunda-feira, em Salvador, que espera uma arbitragem correta na partida contra os EUA, no jogo desta terça-feira, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. E o exemplo que ele deu de arbitragem foi a partida entre Brasil e Chile, que ele classifica como "fantástica".

O jogo foi apitado pelo inglês Howard Webb, o mesmo que arbitrou a final da última Copa do Mundo, entre Holanda e Espanha. Durante o jogo do Brasil, Webb anulou um gol do brasileiro Hulk, que dominou a bola com o braço, quando a partida estava empatada por 1 a 1. "Não existe coisa pior do que  que ser eliminado de uma Copa do Mundo por uma decisão ruim do árbitro, como ocorreu em 2002", disse ele.

Mais cedo, o técnico dos EUA, Jurgen Klinsmann, disse que a escalação de um árbitro argelino, que fala francês, poderia ser benéfica aos belgas. "Não tenho um bom sentimento com a escolha do árbitro. Principalmente porque ele poderá falar em francês com os jogadores de Bélgica, e não conosco. Só espero que tudo vá bem", disse ele.

O treinador belga disse que o árbitro deve entrar em campo para fazer o seu trabalho e não para ficar conversando com os jogadores. "Nunca falei com os árbitros. Ele não está lá para conversar, mas para arbitrar. Já estive em finais e a decisão não foi a nosso favor. Isso é encontrar desculpas antes do jogo", afirmou.

Wilmots sabe que em uma partida eliminatória, qualquer deslize pode ser fatal. "É a primeira vez na história que chegamos a esta fase com nove de nove pontos disputados. Estamos dentro do nosso planejamento. Temos uma boa organização, uma organização central. Vimos muito bom futebol dos nossos oponentes. Vocês assistiram Brasil x Chile? No 120º minuto você tem um chute na trave. É assim que acontece", diz ele.
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos