Chile já sabe como superar a eliminação: quer ganhar a Copa América em casa

Do UOL, em São Paulo

A eliminação nos pênaltis contra o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo fez com que o Chile já projetasse um novo foco para esquecer a derrota. A seleção chilena quer conquistar a Copa América diante de sua torcida, em 2015, um título que seria inédito para o futebol local.

A Copa América será disputada no Chile pela sétima vez na história, a primeira desde 1991, quando o título ficou com a Argentina. No ano que vem, o time chileno terá uma chance de ouro para quebrar esse tabu.

O auxiliar-técnico de Jorge Sampaoli, Sebastián Beccacece, disse ao jornal chileno El Mercurio que o trabalho já está focado na próxima competição continental. "Agora só pensamos na Copa América do ano que vem. Temos uma grande equipe, vamos jogar em casa, por isso temos a obrigação de ganhar", disse.

"Vamos encarar essa competição da mesma maneira que a Copa do Mundo. A gente sempre planeja conseguir o máximo, mas prometer que vamos ganhar seria irresponsabilidade. O que vamos prometer é muito trabalho, muita dedicação e muitos desejos de seguir alcançando metas", ponderou Beccacece.

O volante Gary Medel, logo após a derrota para o Brasil na disputa de pênaltis das oitavas de final da Copa do Mundo, no sábado, em Belo Horizonte, deu a tônica do que pensa o vestiário da seleção chilena.

"Esperamos que neste torneio possamos ser campeões. Seguir trabalhando para conseguir alguma vez algo importante. Temos a obrigação de fazer algo grande", disse o jogador.

O Chile ficou com a responsabilidade de sediar a Copa América de 2015 depois que o Brasil decidiu não receber a competição, como previa o rodízio de sedes organizado pela Conmebol. A justificativa brasileira foi a proximidade com a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. O Brasil ficou com a edição de 2019 da competição.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos