Fifa investiga briga entre assessor da CBF e jogador chileno no vestiário

Do UOL, no Rio de Janeiro

A Fifa vai investigar a confusão entre a comissão técnica da CBF e um jogador do Chile, durante o intervalo no jogo entre os dois países pelas oitavas de final. Houve uma suposta briga entre o assessor da confederação, Rodrigo Paiva, e o atacante Pinilla.

"Houve incidente ontem. O Comitê Disciplinar vai analisar o caso", afirmou porta-voz da Fifa, Delia Fischer. A federação confirmou que tem imagens da confusão, que estão sendo analisadas pela entidade. Os vídeos do vestiário ainda não são de grande qualidade, segundo a organização máxima do futebol.

Só depois disso que poderão ser abertos procedimentos formais disciplinares. Se confirmado que houve agressões, os envolvidos podem ser punidos de acordo com o que estava previsto no código disciplinar da entidade. Há previsão de punições de jogos ou banimento da Copa para quem for enquadrado por dar socos em adversários. Mas o fato de o incidente ter ocorrido fora do campo ameniza a situação dos envolvidos.
 

A confusão começou ainda no gramado. Gary Medel, que estava na marcação de Fred, se estranhou com o atacante e levou um tapa no pescoço. Imediatamente os demais jogadores se juntaram em torno da confusão, que prosseguiu para o vestiário.

A delegação do Chile acusou o assessor de imprensa da CBF, Rodrigo Paiva, de ter acertado um soco no atacante Mauricio Pinilla, fato negado por Paiva.

"Rolou uma discussão e um empurra-empurra. Foi entre as comissões técnicas, não teve jogador envolvido. O auxiliar do [Jorge, técnico do Chile] Sampaoli, um cabeludo [Sebastian Beccacece] começou a xingar. Teve trocas de empurrões. A arbitragem viu e apartou. Não houve agressões, mas teve empurrões", disse Rodrigo Paiva.

"Teve uma discussão normal, me parece que o importante é falar de futebol. O árbitro esteve um pouco assim e deu peso às circunstâncias. Que a gente possa falar só de futebol, que é o que queremos", disse Beccacece.

A confusão já estava sendo relatada por jornalistas chilenos desde o meio do segundo tempo. Embora não tenham visto o ocorrido, os repórteres conseguiram as informações com membros da comissão técnica. Segundo a comunicação da Federação Chilena, as câmeras da Fifa flagraram as agressões, embora a transmissão oficial não tenha exibido nada.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos