Festa belga é regada a cerveja, diabos, vampiros e rock indie

Paulo Anshowinhas

Do UOL, em São Paulo

"Belgium invades Brazil". Com essa chamada, centenas de torcedores belgas uniformizados e fantasiados foram conferir o show de três bandas de rock alternativo na noite desta quinta-feira, no Beco 203, na rua Augusta, em São Paulo.

"Estou me sentindo como se estivesse numa balada na Bélgica, mesmo estando dentro do Brasil", desabafou o videomaker Emiliano Kore, que junto do amigo e diretor de cinema Raul Machado foram um dos poucos brasileiros que não estavam de vermelho, e que falavam português na casa.

E não era para menos. A torcida avermelhada atendeu o chamado da festa para conferir de perto três grupos belgas da cena indie pop, a SX, a Black Box Revelation e a Gooze, em um clima bem europeu e carnavalesco.

Liderada pela carismática vocalista Stefanie Callebaut, que tem uma voz que lembra Nina Hagen e Laurie Anderson, o grupo SX (excesso, em tradução livre), mostrou canções no estilo eletro indie dreamy pop, como alguns críticos musicais a interpretam, e abriu a noite em ritmo internacional.

Ao mesmo tempo, Hazard, Jupiter, Lukaku, Buyten, Mirallas eram algumas das camisetas vestidas pelos animados torcedores, enquanto alguns falavam em inglês, outros em holandês, mas a maioria bebia muita cerveja – de origem belga.

Rostos pintados, bandeiras, perucas, e fantasias que remetiam ao conceito de "Red Devils " demônios vermelhos, em tradução livre (como é conhecida a seleção belga) podiam ser facilmente encontradas entre os visitantes que se vestiam a caráter como vampiros, diabos e até um super herói, o The Flash, que se apresentou carregando uma réplica da taça da Copa do Mundo.

"Se o Brasil vencer o Chile, vai pegar a Bélgica na final, e nós vamos ganhar", alfineta o carrancudo personagem fantasiado, antes de voltar a beber com os amigos em uma velocidade incrível.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos