Brasil receberá Putin com cerveja que ironiza a Rússia homofóbica

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em Curitiba

  • Divulgação

    Hello My Name Is Vladimir, cerveja da BrewDog, ironiza homofobia de Vladimir Putin

    Hello My Name Is Vladimir, cerveja da BrewDog, ironiza homofobia de Vladimir Putin

"Olá, meu nome é Vladimir. Eu sou uma cerveja para homens heterossexuais que montam cavalos sem camisa e carregando facas". Isso é uma ironia. É o texto de apresentação da Hello My Name Is Vladimir, cerveja da marca escocesa BrewDog que chegará ao Brasil na próxima semana e escolheu protestar contra a homofobia praticada na Rússia do presidente Vladimir Putin. Envolta num rótulo com traços da pop art de Andy Warhol, a cerveja será lançada no Brasil no mesmo período que Putin visitará o país para assistir à Copa do Mundo. E em meio a outras manifestações contra as leis anti-gay da Rússia.

A Rússia de Putin - presidente desde 2000 - tem forte propaganda contra homossexuais e proíbe qualquer protesto pró-direitos da população homossexual ou simpatizante. Há pouco menos de um ano, a atleta Yelena Isinbayeva, multicampeã do salto com vara, reforçou a repressão. Condenou o apoio de atletas ao movimento gay. Depois tentou voltar atrás com o clássico: "Fui mal interpretada". No Brasil, no entanto - assim como em outros tantos países -, estão permitidas não só as manifestações contra a homofobia como as sátiras a Putin. O texto da cerveja fala sobre montar cavalos sem camisa porque é isso que Putin faz no tempo livre. Isso quando não está caçando animais sem camisa. Ou pescando sem camisa. Ex-agente da KGB entre 1975 e 1991, o presidente russo usa o que acredita ser uma demonstração de virilidade como propaganda pessoal.

"A BrewDog conseguiu fazer algo descolado. O consumidor é o cara jovem, antenado, não é o cara que estava tomando Brahma, nem o que estava tomando cerveja de trigo alemã. E quando vem algo assim, uma coisa pop, que desafia um chefe de estado quadradão e um lugar retrógrado, faz muito barulho. Vamos passar a mensagem, viva as diferenças", afirma Gilberto Tarantino, 52, proprietário da Tarantino Multibeer, que importa a BrewDog - entre outras marcas - para o Brasil.

A marca escocesa entrou no país a partir de Tarantino, em 2010, tornou-se um sucesso e, no fim de janeiro, inaugurou o primeiro bar no Brasil. Está em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, e receberá a partir da semana que vem a Hello My Name Is Vladimir. "A BrewDog é uma cervejaria jovem, contemporânea, urbana e antenada. Não tem aquela caretice, muito pelo contrário", explica Tarantino, que também é o porta-voz da marca no Brasil.

A primeira parada de Putin na Copa do Mundo seria Curitiba, na Arena da Baixada, para Argélia x Rússia. A partida acontece nesta quinta-feira, às 17h, e só acabará em alegria para os russos em caso de vitória. A derrota ou o empate os elimina do torneio. Mas Putin desistiu. Resolveu ir apenas ao Maracanã no dia 13 de julho, data da final, para o ato simbólico de passagem da Copa para a Rússia, que sediará o evento em 2018. Deve até aparecer ao lado da presidente Dilma Rousseff e do chefão da Fifa, Joseph Blatter. E a visita de Putin ao país exatamente no período de lançamento da cerveja que o ironiza já gera ideias de outras sátiras.

"Estou pensando se a gente não poderia, através de mídias sociais, falar sobre esse movimento LGBT e também brincar com a chegada da cerveja. Tenho um pessoal louco aqui, logo mais vou entrar na sala e jogar a ideia para ver o que surge. Acho que a gente pode brincar um pouco sim, através de mídias sociais. Um viral, vamos pensar", fala Tarantino, sobre uma possível campanha. E o empresário ainda brinca sobre possibilidades irreais que não poderão acontecer devido ao padrão Fifa nos dias de jogo da Copa: "Pode ser até engraçado. Um cara chegar a cavalo, com bota do exército, sem camisa, na frente do Maracanã", diverte-se.

Mesmo sem a visita de Putin, a cidade de Curitiba protestou contra a repressão aos homossexuais na Rússia. A manifestação LGBT aconteceu no último dia 16, horas antes do primeiro jogo na capital paranaense, entre Irã e Nigéria. Estes dois países foram os alvos principais da manifestação, por contemplarem pena de morte a gays. A Rússia entrou no protesto pela forte repressão do governo Putin, e a Argélia - time adversário nesta quinta-feira - também foi alvo por prever pena de até dois anos de cadeia para homossexuais. 

A cerveja da BrewDog que expõe a homofobia de Putin não deverá fazer barulho apenas pelo caráter de protesto. O produto tem grandes chances de ultrapassar a simpatia cult pelo sabor. A Hello My Name Is Vladimir está avaliada com nota 97 - de um máximo de 100 - no portal cervejeiro Ratebeer, um dos mais famosos da cultura e da avaliação popular. "É o que a gente chama de uma double IPA, com bastante amargor, 8,2% de teor alcóolico. É de um lúpulo chamado citra, que como o próprio nome já diz, é bem cítrico", explica o importador. Lançada há quatro meses na Europa, para aproveitar o embalo dos Jogos de Inverno em Sóchi, na Rússia, a cerveja foi esgotada no ato.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos