Messi faz dois e salva Argentina em vitória no sufoco sobre a Nigéria

Do UOL, em São Paulo

Lionel Messi parece disposto a mostrar que esta é sua Copa do Mundo. Sorte da Argentina, que mais uma vez sofreu diante de um adversário tecnicamente inferior e foi salva graças ao brilho de seu principal jogador. Com dois gols do craque, venceu a Nigéria por 3 a 2, nesta quarta-feira, no Beira-Rio, e fechou a primeira fase com 100% de aproveitamento.

Os argentinos garantiram a liderança do grupo F após três vitórias, mas o futebol nada empolgante e a 'Messidependência' levantam dúvidas se serão capazes de ir longe no Mundial. Os sul-americanos enfrentam nas oitavas de final o segundo da chave E. Suíça e Equador são os rivais mais prováveis. Apesar da derrota, a Nigéria também avança e deve pegar a França na próxima fase.

As fases do jogo: Foi um começo de partida alucinante, com dois gols nos primeiros três minutos. Aos 2, Messi colocou a Argentina em vantagem. Nem deu tempo de comemorar e, no lance seguinte, a Nigéria empatou com Musa. Passada a empolgação inicial, a partida entrou no script esperado: os sul-americanos ficaram com a bola e pressionaram de todas as formas. Se o goleiro Enyeama brilhou com duas grandes defesas, nada pôde fazer em cobrança de falta de Messi, que recolocou os argentinos em vantagem no último lance da etapa inicial.

Os torcedores que demoraram para voltar do intervalo perderam mais um início de tempo eletrizante. A defesa argentina voltou a falhar e Musa empatou aos 2. Dois minutos depois, escanteio para os sul-americanos e gol de cabeça de Rojo. À frente no placar, Sabella optou por poupar sua principal estrela já pensando no mata-mata. Sem Messi, a situação em campo se inverteu. Foi a Nigéria quem sufocou a Argentina, dando espaços para o contra-ataque. Boas chances de lado a lado, mas os goleiros trabalharam bem e mantiveram o placar.

O melhor: Messi – Assim como nos jogos anteriores, foi o único argentino a brilhar. Quase todas as jogadas perigosas de sua seleção saíram dos pés do camisa 10. Arrancadas, passes, dribles, boas cobranças de falta. Uma exibição em grande estilo. Ainda deixou mais dois gols, mostrando uma eficiência impressionante, e assumiu a artilharia do Mundial ao lado de Neymar.

O pior: Zabaleta – Argentino cedeu muitos espaços na defesa. As principais jogadas da Nigéria nasceram nas costas do lateral. Setor defensivo da Argentina mais uma vez deixou claro suas fragilidades. Messi terá que jogar muito no mata-mata para compensar as falhas de seus companheiros de zaga.

A chave do jogo: gols relâmpago – Tanto no primeiro tempo quanto na etapa final, os primeiros minutos de jogo foram de intensidade incomum e muita bola na rede. As 'respostas imediatas' após gol adversário mantiveram o placar apertado.

Toque dos técnicos: Sabella colocou Messi atuando mais centralizado, por onde gosta de atuar. Com maior liberdade, o astro apareceu mais para o jogo, rendeu bem e fez sua melhor partida neste Mundial.

Para lembrar:

Idolatria ao passado. Campeão mundial em 1986 e atualmente dirigente da federação argentina, Carlos Bilardo foi reverenciado e tietado pelos torcedores no Beira-Rio.

Matando a saudade. Técnico do Bayern de Munique, Guardiola foi presença ilustre no Beira-Rio e aproveitou para ver seus ex-comandados de Barcelona Messi e Mascherano em ação.

Torcida uniformizada. Para fazer frente à 'invasão argentina' em Porto Alegre, representantes da federação nigeriana distribuíram camisetas aos torcedores que chegavam ao Beira-Rio.

NIGÉRIA 2 x 3 ARGENTINA

Nigéria: Enyeama; Ambrose, Oshaniwa, Yobo e Omeruo; Obi Mikel, Onazi, Odemwingie (Uche Nwofor), Babatunde (Uchebo) e Musa; Emenike. Técnico: Stephen Keshi

Argentina: Romero; Zabaleta, Garay, Fede Fernández e Rojo;  Mascherano, Gago e Di María; Messi (Ricky Álvarez), Agüero (Lavezzi) e Higuaín (Biglia). Técnico: Alejandro Sabella

Data:25/06/2014 - 13h (de Brasília)
Local: Beira-Rio (Porto Alegre)
Árbitro: Nicola Rizzoli (ITA)
Auxiliares: Renato Faverani e Andrea Stefani (ITA)
Cartões amarelos: Omeruo e Oshaniwa (Nigéria)
Gols: Messi, aos 2 min e aos 46 min, e Musa, aos 3 min do 1º tempo; Musa, aos 2 min, e Rojo aos 4 min do 2º tempo

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos