Suárez volta a morder adversário, e técnico se irrita ao falar no assunto

Do UOL, em São Paulo

Luis Suárez voltou a mostrar seu lado Mike Tyson na partida contra a Itália, desta terça-feira, em Natal, em que o Uruguai conquistou a sua classificação para as oitavas-de-final da Copa do Mundo. Pela terceira vez em sua carreira, ele agrediu um adversário com uma mordida, em campo.

No lance anterior ao gol dos sul-americanos, Suárez se enroscou com o zagueiro Giorgio Chiellini em um lance sem bola e mordeu o ombro do italiano. Ele ainda caiu no chão reclamando que teria sido atingido por uma cotovelada do rival. O árbitro mexicano Marvin Torrentera não viu o lance e nada marcou.

Indignado, Chiellini levantou-se e mostrou a marca dos dentes de Suárez em seu ombro, mas nada aconteceu. Ao final da partida, jogadores e o técnico italiano disseram que Suárez deveria ter sido expulso e que o fato de não ter sido foi fundamental para a derrota dos europeus. O 1 a 0 definiu a eliminação italiana da Copa.

O técnico uruguaio Oscar Tabarez disse que não viu a mordida de Suárez e chegou a se irritar com a insistência dos jornalistas em falar no assunto durante a entrevista coletiva após a partida.

"Eu realmente gostaria de ver essa imagem e, se isso aconteceu, acho que o arbitro também não viu. Então realmente acho que não merece outro comentário, houve coisas muito mais importantes do que esse incidente no jogo", afirmou o treinador.

Um jornalista insistiu no assunto e afirmou que há especulação de que o atacante possa ser punido e ficar fora do restante do Mundial por causa da agressão. Tabarez saiu em defesa se seu atleta.

"O Suárez, além dos erros que ele possa ter cometido, é o alvo favorito de certa imprensa que dá muito mais espaço a algum erro dele do que o que ele faz de bom em campo. Por favor, não pergunte  novamente [sobre assunto]", encerrou o técnico.

Reincidência

Não foi a primeira mordida de Suárez. Nem a segunda. Em 2013, jogando pelo Liverpool, o uruguaio cravou os dentes no braço do zagueiro Ivanovic em uma partida contra o Chelsea, válida pelo Campeonato Inglês. Ele chegou a ser punido pela federação inglesa e por seu clube, o Liverpool, pegou dez jogos de gancho e uma multa, e depois se desculpou publicamente dizendo que esse tipo de conduta é inadmissível em um campo de futebol.

Ele já era reincidente, já que em 2010 havia pegado um gancho de sete jogos por morder um adversário no campeonato holandês, quando atuava pelo Ajax.

No auge da polêmica das mordidas, no ano passado, o presidente da federação uruguaia de futebol, Sebastián Bauzá, chegou a declarar que Suárez o havia procurado pedindo acompanhamento psicológico para evitar o fim precoce de sua carreira.

Após a partida em Natal, muito feliz pela classificação às oitavas, Suárez disse que seu país estava em festa.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos