Fifa determina sorteio no Maracanã caso Brasil e México fiquem empatados

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio Janeiro

Em uma Copa do Mundo equilibrada, a Fifa informou que, em caso de empates em todos os critérios na fase de grupo, fará um sorteio no Maracanã logo após os jogos. Assim, segue o que está previsto no regulamento do Mundial.

Pelas regras da competição, se houver igualdade de pontos, saldo de gols e número de gols feitos, o desempate será feito pelos confrontos entre duas ou mais seleções. Ou seja, será determinado pelos pontos, saldo de gols e gols feitos nos jogos entre esses times empatados. Se ainda assim os números forem iguais, haverá o sorteio. É o que seria aplicado para definição de vagas nas oitavas de final e também para posições no grupo.

Isso pode acontecer no grupo A, entre o Brasil e o México, que podem acabar empatados na primeira posição dependendo de combinação de resultados nesta tarde de segunda-feira. Por exemplo, se a seleção brasileira vencer Camarões por 1 a 0, e os mexicanos baterem os croatas por 3 a 1. Não há chance de ocorrer no outro grupo pois Holanda e Chile já estão classificados, e não têm como acabar iguais.

"Em caso de igualdade, haverá um sorteio 90 minutos depois dos jogos no Maracanã. Um membro do comitê organizador da Copa (ou seja, provavelmente do comitê executivo da Fifa) que não é do país de um dos times ou do continente vai conduzir o sorteio", afirmou a porta-voz da Fifa, Delia Fischer.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos