Ex-meia francês não entende medo com a Copa e diz amar energia do Brasil

José Ricardo Leite

Do UOL, em Fortaleza (CE)

  • AFP PHOTO/EMMANUEL DUNAND

    Djorkaeff disputa bola com o zagueiro Lúcio

    Djorkaeff disputa bola com o zagueiro Lúcio

Se os brasileiros temiam fazer papelão na organização da Copa do Mundo de 2014 e passar vergonha perante os estrangeiros visitantes, estavam enganados. Essa é a opinião de um ex-jogador campeão mundial e que está credenciado para trabalhar pela imprensa nesta Copa. É o francês Youri Djorkaeff, comentarista da TF1 National, maior TV de seu país.

O ex-meia atacante integrou a seleção francesa que foi campeã da Copa do Mundo de 1998 em cima do Brasil, com a vitória por 3 a 0. Venceu ainda com o time azul a Eurocopa de 2000 e a Copa das Confederações de 2001. Foi titular na decisão de 1998.

Djorkaeff comentou que o único problema enfrentado por ele até agora no país para trabalhar foi o trânsito. Mas diz acreditar que isso não é motivo para reclamações e destacou apenas questões positivas no que viu no Mundial do Brasil.

"É a minha primeira vez no Brasil, e para cobrir uma Copa pela TV. Tem sido tudo muito empolgante, estou vivendo uma atmosfera muito diferente. Eu ouvi muito sobre todas as preocupações dos brasileiros (antes da Copa) e uma certa frustração com os gastos e as questões de infra-estrutura. É uma questão do país, mas o que posso dizer do que vejo é que os estádios estão muito bonitos e o povo está feliz. Ouvi dizer sobre as contestações, mas está tudo bem", falou o agora comentarista.

"Nós estamos no Brasil, um país muito grande e onde os lugares são bem diferentes. Levo, às vezes, 45 minutos do hotel até um estádio, mas não estou preocupado com o trânsito que enfrento ou com a qualidade da comida. Isso é uma Copa do Mundo e não dá pra esperar que tudo funcione 100% e seja perfeito. As questões chave funcionam bem e posso dizer que me sinto muito feliz por estar aqui. Eu amo essa energia dos brasileiros. Eu vejo as pessoas no estádio e é muito empolgante vê-las torcendo", prosseguiu.

Djorkaeff disse ainda que o título mais inesquecível de sua carreira foi na Copa do Mundo de 1998 e afirmou que o período que guarda melhor lembrança dos tempos de jogador foi na Inter de Milão, onde jogou com um brasileiro que considera o melhor que já viu.

"Uma final de Copa do Mundo contra o Brasil é um sonho e ganhar de um time como a seleção brasileira é o máximo do sonho para um jogador de futebol. É a paixão e nos dá muito orgulho vencer o maior time do mundo", declarou.

"Para mim, Ronaldo foi e sempre será o Fenômeno. Ele foi o melhor jogador com quem joguei futebol na vida, e olha que joguei com grandes como Zidane. Nós estávamos sempre juntos, éramos muito próximos. Eu estava sempre perto dos jogadores sul-americanos, jantava com eles direto e foi uma das melhores épocas da minha carreira", finalizou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos