Del Bosque lamenta Espanha ter deixado para jogar bem só no último jogo

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em Curitiba

Atual campeã, a Espanha fez uma Copa do Mundo muito aquém da esperada. Apesar disso, conseguiu vencer por 3 a 0 o seu último jogo, contra a Austrália, nesta segunda-feira, no Itaquerão, e saiu do torneio por cima. O técnico Vicente del Bosque, entretanto, lamentou que a evolução tenha acontecido tão tardiamente.

"Encerramos nossa participação de maneira digna. Os jogadores se empenharam. A Austrália nos apertou no começo [do jogo], mas depois assumimos o controle e fomos superiores. Pena que só hoje jogamos bem. Ficamos abaixo nas outra partidas. Holanda e Chile jogaram bem, mas nós falhamos e tivemos rivais fortes", disse na saída do gramado.

"Hoje encerramos seis anis na seleção. Seis anos em que praticamente fomos os primeiros no ranking FIFA. Uma geração que fez escola. Temos que perder com a cabeça erguida. O futuro da seleção acho que está a salvo, porque temos uma boa base como se demonstrou hoje", completou depois, na entrevista coletiva. 

Em seguida, ele fez uma projeção para o futuro e garantiu que não vai descartar nenhum jogador por causa da idade: "Ainda há pessoas que podem ajudar a seleção e temos que estar atentos aos jovens, mas não podemos eliminar em função da idade".

A Espanha foi muito criticada pelo seu desempenho nesse Mundial, em especial pelo fracasso do 'tiki-taka', modelo de jogo que consagrou a 'Roja' nas competições dos últimos anos, como na campanha do título inédito da Copa do Mundo em 2010. 

A vitória desta segunda-feira serviu para pelo menos deixar os espanhóis na terceira colocação do grupo B, na frente da própria Austrália. A Holanda terminou em primeiro, com 100% de aproveitamento, e o Chile em segundo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos