Allejo, Seiya e Goku fazem Curitiba bombar na internet para a Copa

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em Curitiba

Não é simplesmente humor, mas uma tentativa bem sucedida da prefeitura de Curitiba de se aproximar do cidadão. A gestão do prefeito Gustavo Fruet (PDT) criou em 2013 uma diretoria de mídias sociais e internet, que adotou linha despojada na comunicação no Facebook. Em pouco mais de um ano, o número de seguidores da página passou de 8 mil para 225 mil, além do sucesso no Twitter, no qual 28 mil acompanham a prefeitura com a mesma linguagem. E, para a Copa do Mundo, personagens como o craque de videogame Allejo e o protagonista da saga Cavaleiros do Zodíaco, Seiya, ajudaram a popularizar o canal.

Allejo é um ídolo virtual. Atacante fictício da seleção brasileira criado nos games da década de 1990. Marcou época no supernintendo e faz sucesso até hoje. É muito conhecido do público jovem, maioria no Facebook. E foi essa a aposta que deu certo. Na manhã do último dia 12, estreia da seleção brasileira na Copa, a aposta da página foi postar uma imagem do camisa 9 virtual em seu melhor momento, se preparando para fazer um gol de bicicleta.

"Eu trabalho com internet há 11 anos, trabalhei em agência, tive vários clientes, entre eles o banco HSBC. Gosto de comparar, é uma piada que faço: um banco não é uma instituição que as pessoas amam, você tem uma conta porque é obrigado a ter. E a prefeitura é mais ou menos assim. Em tese ninguém ama uma prefeitura. Todo mundo se relaciona com a prefeitura porque precisa", diz Marcos Giovanella, diretor de mídias sociais e internet da prefeitura de Curitiba, e responsável pelo planejamento que transformou o perfil da cidade no Facebook em um sucesso: "Uma rede social é feita para pessoas, quem consegue fazer bem é quem se posiciona como humano".

O humor como caminho para popularizar a página e se aproximar do cidadão não domina totalmente as postagens do canal. Obviamente, a prefeitura alterna postagens de serviço para a população e informes sobre a cidade. Mas até maio de 2013, a página servia apenas como um disparador de notícias que eram publicadas no site da prefeitura. Não havia interação.

Hoje em dia, há conversas. A página responde questões e críticas dos cidadãos, interage até com outras prefeituras – fez disputa com bom humor com a página da prefeitura de Manaus sobre qual Fan Fest foi a mais bonita. E Curitiba também tem o costume de desejar boa noite com a recomendação de uma música. Normalmente, rock internacional, ao gosto da equipe de mídias sociais chefiada por Giovanella.

O personagem Seiya, de Cavaleiros do Zodíaco, foi outro que protagonizou uma postagem. No mesmo dia 12 da estreia do Brasil, também Dia dos Namorados, a prefeitura de Curitiba lotou o calçadão da Rua XV de Novembro com balões em formas de coração, algo que rapidamente foi comparado com uma das mais clássicas cenas do desenho animado. E com explicação: a faixa etária do público que predomina no facebook é a dos jovens adultos. Que cresceram vendo os gols de Allejo e os feitos de Seiya, assim como os de Goku, protagonista da série Dragonball, outro anime.

Um dos poderes mágicos mais famosos do personagem virou analogia com um programa de aulas de Yoga. Parece surreal, irracional, mas deu muito certo no Facebook. Tão certo que as postagens se repetiram com o mesmo tema. Yoga e Goku. Mais precisamente a Genki Dama, golpe em que o protagonista apontava os braços para o céu, com as mãos abertas, e reunia forças. Uma das posições da Yoga proporcionou a analogia. Melhor: o sucesso não foi só na rede social, e ajudou a popularizar o programa.

"Quando o Gustavo Fruet assumiu a prefeitura, no começo do ano passado, ele já sabia da importância das redes sociais pra comunicação, ele sabia desde o início da campanha. Aí recebi o convite para compor essa equipe, assumindo uma diretoria de midias sociais e internet, que até então não existia. Foi criada nessa gestão, comecei em março de 2013, e fiz um planejamento para apresentar", diz Giovanella, que afirma ter se inspirado nas plataformas de comunicação de cidades como Nova Iorque, Barcelona, Berlin, Amsterdã e Paris.

Hoje a equipe de mídias sociais e internet da prefeitura de Curitiba conta com seis funcionários além do diretor, e desempenha muitas outras funções além da adminstração das contas no Facebook e no Twitter. A diretoria é responsável por toda a comunicação digital dos sites institucionais da prefeitura. E, hoje em dia, a criação das postagens não necessariamente passa por Giovanella: "A equipe tem uma autonomia, eu não poderia cuidar de tudo. Tive o benefício de contratar profissionais que trabalham com internet há bastante tempo, são experientes", explica.

 

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