Espanha repete entrevistados. E repete declarações sobre o desastre

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em Curitiba

Nem o capitão Iker Casillas, nem Xavi, nem Andrés Iniesta. Muito menos o volante Xabi Alonso, que segundo diversos veículos da imprensa espanhola decidiu se aposentar da seleção: na tarde deste sábado os escolhidos para conceder entrevistas coletivas foram o meia titular David Silva e o zagueiro reserva Raul Albiol, que não jogou nem um minuto da Copa do Mundo. A dupla é a mesma que falou na primeira coletiva espanhola no CT do Caju, em Curitiba. E, naturalmente, o discurso sobre a eliminação foi repetido.

"Foram grandes equipe que nos superaram. Temos que saber perder também. Foram boas equipe", disse Silva, que deu respostas curtas enquanto passava a mão sobre o rosto, nos intervalos em que o tradutor trabalhou.

A ausência das principais estrelas da equipe nas entrevistas fez com que não houvesse assunto. Pior do que isso, o fato de Albiol e Silva já terem conversado com os jornalistas, o que causou certa impaciência na dupla.

"No último jogo também não ganhamos, agora temos que ganhar para seguir em frente. Até agora não foi bom, ficou difícil para nós, foi duro, porque foram anos ganhando. Todos cometemos erros", completou o meia do Manchester City, da Inglaterra. A despedida espanhola acontece na segunda-feira, em Curitiba, contra a Austrália, também eliminada – Holanda e Chile estão classificados.

Albiol fez algumas piadas durante a coletiva, mas com respostas ainda mais curtas. Diferentemente de Silva, um pouco aborrecido, prestou atenção em cada palavra dita pelo tradutor após as respostas dadas, como quem quer perceber fidelidade no próprio discurso reproduzido em outro idioma. Não reclamou, só trocou alguns olhares com o companheiro enquanto a versão em português foi dita.

"A motivsção é a Copa do Mundo. Temos que ganhar, somar três pontos. Estamos representando todo um país, uma camisa, temos que dar nosso máximo no último jogo e ganhar", falou o zagueiro, que dificilmente jogará contra a Austrália. "Jogamos o orgulho de ganhar um a partida de mundial. Há que dar um bom nível e ganhar. É um mundial, não é um amistoso. Demos o máximo e não conseguimos. Na segunda-feira sabemos que será o último partido e temos qu jogar com boa sensação, com vontade de ganhar", falou.

Albiol, questionado sobre um repórter francês sobre o que pensa da seleção da França, que venceu Suíça e Honduras por goleada, desabafou: "Para falar a verdade tanto faz. Tivemos um golpe duro…", disse.

No treino deste sábado o técnico Vicente Del Bosque deu indícios que irá enfrentar a despedida com equipe totalmente ofensiva. A Espanha treinou com Iker Casillas, Cesar Azpilicueta, Javi Martinez, Sergio Ramos e Jordi Alba; Xabi Alonso (Cesc Fàbregas), Andrés Iniesta e David Silva; Pedro, Fernando Torres e Diego Costa.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos