Cuiabá vive expectativa na Copa. E não tem nada a ver com Bósnia x Nigéria

Guilherme Costa

Do UOL, em Cuiabá (MT)

  • REUTERS/Paul Hanna

    Torcedores colombianos já fizeram grande festa nas duas primeiras partidas da seleção na Copa de 2014

    Torcedores colombianos já fizeram grande festa nas duas primeiras partidas da seleção na Copa de 2014

Não há conversa com alguém de Cuiabá sobre a Copa de 2014 que não cite "a festa dos chilenos". Turistas sul-americanos encheram ruas, bares e praças da cidade antes do primeiro jogo do Mundial na capital mato-grossense, realizado no dia 13 de junho. Por isso, há grande expectativa neste sábado. Nem tanto por Bósnia x Nigéria, duelo que será realizado na Arena Pantanal às 19h (horário de Brasília), mas pela iminência de uma nova "invasão". Os colombianos estão chegando.

A estimativa oficial do governo colombiano é que o país deve enviar pelo menos 25 mil turistas a Cuiabá para o jogo da próxima terça-feira, contra o Japão, válido pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. São 5 mil a mais do que o contingente de chilenos.

Consultados, quatro hotéis da capital mato-grossense disseram que terão nos próximos dias o período de maior lotação da Copa. Além do grande número de colombianos, Cuiabá deve receber pelo menos 4 mil japoneses.

Em dois jogos de Copa do Mundo, 77.878 pagantes passaram pela Arena Pantanal – além de Chile x Austrália, o estádio recebeu Rússia x Coreia do Sul. No entanto, foi visível a diferença de perfil entre as pessoas que estavam nas duas partidas. Enquanto os estrangeiros eram maioria na estreia, brasileiros dominaram arquibancadas na segunda partida.

Isso influenciou até o serviço de bares e lanchonetes da Arena Pantanal. Um dos motivos de as filas terem sido maiores no primeiro jogo é que houve muitos problemas de comunicação entre atendentes e turistas estrangeiros. Há poucos funcionários fluentes em espanhol e inglês.

Em Rússia x Coreia do Sul, o grande número de brasileiros fez com que esse fosse um problema menos presente. E algo parecido deve acontecer neste sábado, quando a Arena Pantanal receberá Bósnia x Nigéria. Nos últimos dias, rarearam os turistas estrangeiros nas ruas de Cuiabá.

Depois de Chile x Austrália, lojas de Cuiabá estimam que o movimento tenha sofrido queda de até 40%. É exatamente esse o incremento que a Associação dos Lojistas do Centro Histórico estima ter obtido na Copa em comparação com igual período do ano passado.

Outro dado que mostra o porquê de a expectativa de Cuiabá estar voltada ao jogo de terça-feira é a quantidade de ingressos vendidos. Bósnia x Nigéria estava entre os menos procurados no site da Fifa até a semana passada. Colômbia x Japão, por outro lado, tem entradas esgotadas desde janeiro.

Só de jornalistas, Cuiabá deve receber 500 japoneses. A cidade ainda tem uma colônia japonesa expressiva, formada por pelo menos 5 mil pessoas.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos