Cuiabá vive expectativa na Copa. E não tem nada a ver com Bósnia x Nigéria
Guilherme Costa
Do UOL, em Cuiabá (MT)
-
REUTERS/Paul Hanna
Torcedores colombianos já fizeram grande festa nas duas primeiras partidas da seleção na Copa de 2014
Não há conversa com alguém de Cuiabá sobre a Copa de 2014 que não cite "a festa dos chilenos". Turistas sul-americanos encheram ruas, bares e praças da cidade antes do primeiro jogo do Mundial na capital mato-grossense, realizado no dia 13 de junho. Por isso, há grande expectativa neste sábado. Nem tanto por Bósnia x Nigéria, duelo que será realizado na Arena Pantanal às 19h (horário de Brasília), mas pela iminência de uma nova "invasão". Os colombianos estão chegando.
A estimativa oficial do governo colombiano é que o país deve enviar pelo menos 25 mil turistas a Cuiabá para o jogo da próxima terça-feira, contra o Japão, válido pela terceira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. São 5 mil a mais do que o contingente de chilenos.
Consultados, quatro hotéis da capital mato-grossense disseram que terão nos próximos dias o período de maior lotação da Copa. Além do grande número de colombianos, Cuiabá deve receber pelo menos 4 mil japoneses.
Em dois jogos de Copa do Mundo, 77.878 pagantes passaram pela Arena Pantanal – além de Chile x Austrália, o estádio recebeu Rússia x Coreia do Sul. No entanto, foi visível a diferença de perfil entre as pessoas que estavam nas duas partidas. Enquanto os estrangeiros eram maioria na estreia, brasileiros dominaram arquibancadas na segunda partida.
Isso influenciou até o serviço de bares e lanchonetes da Arena Pantanal. Um dos motivos de as filas terem sido maiores no primeiro jogo é que houve muitos problemas de comunicação entre atendentes e turistas estrangeiros. Há poucos funcionários fluentes em espanhol e inglês.
Em Rússia x Coreia do Sul, o grande número de brasileiros fez com que esse fosse um problema menos presente. E algo parecido deve acontecer neste sábado, quando a Arena Pantanal receberá Bósnia x Nigéria. Nos últimos dias, rarearam os turistas estrangeiros nas ruas de Cuiabá.
Depois de Chile x Austrália, lojas de Cuiabá estimam que o movimento tenha sofrido queda de até 40%. É exatamente esse o incremento que a Associação dos Lojistas do Centro Histórico estima ter obtido na Copa em comparação com igual período do ano passado.
Outro dado que mostra o porquê de a expectativa de Cuiabá estar voltada ao jogo de terça-feira é a quantidade de ingressos vendidos. Bósnia x Nigéria estava entre os menos procurados no site da Fifa até a semana passada. Colômbia x Japão, por outro lado, tem entradas esgotadas desde janeiro.
Só de jornalistas, Cuiabá deve receber 500 japoneses. A cidade ainda tem uma colônia japonesa expressiva, formada por pelo menos 5 mil pessoas.