Criticada, Honduras bate na mesma proporção e apanha mais do que a França

Do UOL, em São Paulo

Pouco antes do início da Copa do Mundo, o técnico da França, Didier Deschamps, reclamou publicamente do "excesso" de força da seleção de Honduras. Mas bastaram duas rodadas para o discurso do treinador "desabar". Ao contrário do que o treinador francês esperava, sua equipe bateu tanto quanto os hondurenhos e apanhou menos.

Rotulada como violenta, Honduras é a 10ª equipe mais faltosa entre as que jogaram duas vezes até o momento. Foram 29 infrações cometidas, número exatamente igual ao dos comandados de Deschamps.

A diferença entre os times está no número de cartões. Os hondurenhos exageraram mais e tomaram cinco amarelos e um vermelho. Enquanto isso, a França levou quatro amarelos e não teve nenhum jogador expulso nas duas primeiras rodadas do grupo E.

Além de ver o monstro não ser tão grande quanto achava, Deschamps ainda tem que conviver com o fato de Honduras apanhar mais do que a França até o momento. O time da América Central sofreu 28 faltas, quatro a mais do que os franceses.

A polêmica entre as duas seleções começou pouco antes da Copa, quando o treinador dos "Bleus" criticou a agressividade dos hondurenhos.

"É uma equipe um pouco agressiva, sim. Mas não é só isso. É um grupo que trabalha bem a bola, tem uma atitude boa no ataque e na defesa. É um time forte que usa isso em toda partida", disse o comandante francês. "Vou repetir para que não me entendam mal. Há este lado agressivo. Mas não vou limitar minha seleção pela agressividade do adversário. Eles jogam com o mesmo esquema tático há dois anos. Vi os amistosos. É preciso se defender e atacar com qualidade", disse o ex-volante.

A resposta foi imediata. Após o treinamento de reconhecimento do Beira-Rio, o comandante de Honduras, Luis Suárez, rebateu o rótulo imposto pelos europeus.

"Não é justo. Tivemos 16 jogos nas eliminatórias e nenhum jogador expulso. Isso significa que seguimos as regras do futebol. Somos um time que joga como deve jogar. Há muitos adjetivos que se coloca em uma equipe. Há quem diga que temos garra, há quem diga que temos atitude. Eu gosto de dizer que temos personalidade. Somos um time que joga com caráter", definiu o hondurenho. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos