Segundo jogo de Cuiabá na Copa troca festa por forte esquema de segurança

Guilherme Costa

Do UOL, em Cuiabá (MT)

  • AFP PHOTO / JUNG YEON-JE

    Jogadores da Rússia realizam treino físico em Cuiabá antes de parte contra a Coreia do Sul, nesta terça-feira

    Jogadores da Rússia realizam treino físico em Cuiabá antes de parte contra a Coreia do Sul, nesta terça-feira

Foi impossível não notar a presença de torcedores chilenos em Cuiabá antes do primeiro jogo de Copa do Mundo na cidade. Foi uma festa vermelha antes, durante e depois do jogo contra a Austrália, realizado na Arena Pantanal. A torcida do país da Oceania era mais comedida, mas também causou furor. Diante de tudo isso, chamou atenção a mudança de perfil na capital mato-grossense para esta terça-feira. A cidade trocou a euforia da partida inicial por um forte esquema de segurança.

Segundo relato de um funcionário do hotel que hospedou as seleções de Austrália e Coreia do Sul, o esquema de segurança foi o fator que mais mudou no local para as duas equipes. Os Socceroos eram mais abertos e menos protegidos.

A Austrália chegou a Cuiabá na quinta-feira, um dia antes de jogar contra o Chile. Logo depois de terem feito registro no hotel, jogadores da equipe foram para a piscina, que é área comum, e se misturaram com outros hóspedes.

Os sul-coreanos, por outro lado, foram pouco vistos nos corredores do hotel. Saíram do quarto, na maioria das vezes, apenas para as refeições, que foram feitas numa sala exclusiva – a mesma usada por australianos.

Além de serem mais reservados, os sul-coreanos têm proteção maior. O aparato de segurança em torno da seleção é visivelmente mais complexo do que a estrutura que cercou chilenos e australianos. Durante a Copa, todos os jogadores têm tratamento de chefe de Estado.

O forte esquema de segurança ficou evidente nas atividades de reconhecimento de gramado que as duas seleções fizeram na Arena Pantanal. Ambas treinaram no estádio na segunda-feira, e o número de oficiais era bem maior do que o registrado nos trabalhos de chilenos e australianos.

Do lado de fora, apenas um torcedor russo e quatro sul-coreanos tiravam fotos do estádio. O número contrasta com a enorme festa feita por chilenos nas imediações da Arena Pantanal na véspera do jogo – alguns chegaram a acampar no entorno do aparato.

A estimativa oficial é que Coreia do Sul e Rússia mandarão um total de 8 mil torcedores a Cuiabá – 4 mil de cada país. Australianos e chilenos, segundo os governos dos países, chegaram a 20 mil pessoas na cidade.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos