Americano não curte futebol? Facebook mostra que eles estão ligados na Copa

Do UOL, em São Paulo

Eles já estão se rendendo e até deixando de falar soccer quando se referem ao que o resto do mundo conhece como football (ou futebol). E a prova de que os Estados Unidos cada vez mais se entregam ao esporte bretão está nas redes sociais. O movimento no Facebook mostrou que o público norte-americano foi o mais ativo nesta segunda-feira, dia da estreia da seleção dos EUA na Copa do Mundo.

Segundo dados do Facebook, os norte-americanos não estiveram entre os que mais interagiram na rede social na segunda-feira só durante o jogo dos EUA contra Gana, mas também na partida entre Alemanha e Cristiano Ronaldo, mostrando que eles estão ligados no evento. Mais até do que os brasileiros.

Pelo mundo, 22 milhões de pessoas publicaram sobre a vitória da Alemanha, com cerca de 46 milhões de interações – entre curtidas, fotos e comentários. O público de maior interação foi o masculino, de 18 a 24 anos. Ingleses e norte-americanos lideraram a lista por nacionalidade, e Müller e Cristiano Ronaldo foram os maiores alvos de menções.

Na estreia da seleção norte-americana, a torcida dos Estados Unidos surpreendeu e interagiu mais na rede social do que os próprios brasileiros. O Brasil teve o segundo maior volume de postagens, atrás justamente do país em que o football se refere ao futebol americano.

O jogo atraiu 10 milhões de pessoas, que geraram mais de 15 milhões de interações. Desta vez, o público masculino de 25 a 34 anos foi o que mais postou, comentou ou curtiu durante a partida, com ênfase nas participações de Clint Dempsey (Estados Unidos) e André Ayew (Gana).

Por parte dos brasileiros, ajudou o fato de a partida ter acontecido dentro do que é considerado o "horário nobre" do Facebook, quando o site tem seu pico de audiência. Tradicionalmente, o horário tem grande quantidade de comentários sobre programas de TV e especificamente sobre futebol.

E não foi só no Facebook que os norte-americanos mostraram seu apreço pela Copa. Outras redes sociais mostraram que o país esteve ligado na estreia, indo dos anônimos ao presidente Barack Obama nas menções.

Obama manda força para a seleção dos EUA 

Mapa mostra o uso do Twitter durante o jogo

Torcida dos EUA se reúne em festa

New York Times detalha gol

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos