Tiki-taka? Treino da Espanha tem até cruzamento após desastre na estreia

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em Curitiba

Não é possível garantir que seja uma demonstração de variação tática, mas o treino da seleção espanhola contou até com atividade de bolas aéreas ofensivas na tarde deste sábado, no CT do Caju, em Curitiba. E segundo jornalistas espanhóis que acompanham a seleção, o tipo de trabalho não é comum com o técnico Vicente Del Bosque, campeão mundial em 2010.

O treino da tarde deste sábado foi separado entre os jogadores que atuaram como titulares na derrota por 5 a 1 para a Holanda, na estreia da Copa do Mundo, sexta-feira, em Salvador, e aqueles que não jogaram ou entraram no decorrer da partida. Os onze que começaram jogando fizeram breve trabalho físico seguido de longo alongamento no gramado. Os reservas, no entanto, fizeram treino físico e atividade com bola, na qual os cruzamentos ganharam destaque.

De Fábregas para Torres no meio de campo, um passe longo para Pedro na ponta esquerda, corrida do centroavante do Chelsea para a área, cruzamento e finalização. A trinangulação se repetiu diversas vezes, incluindo outros atletas. O zagueiro Albiol e os meias Mata e Cazorla também participaram, enquanto Casillas, Reina e De Gea se revezaram no gol. O treino causa estranhamento a quem está acostumado a ver a Espanha jogar com a bola no chão, em passes curtos e espaço reduzido, em estilo que ficou conhecido como tiki-taka. Para os adeptos de tal sistema de jogo, cruzar uma bola na área na tentativa de marcar um gol é praticamente uma ofensa.

Após o começo desastroso no Grupo B da Copa, a Espanha se prepara em Curitiba para jogar contra o Chile, na próxima quarta-feira, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Os chilenos venceram a Austrália na sexta-feira por 3 a 1, e saltaram na frente na disputa, ao lado da Holanda, que lidera por saldo de gols.

Mais cedo, o técnico Vicente Del Bosque afirmou que deverá fazer alterações na equipe titular para o segundo jogo, mas não deu pistas de quais serão. Durante a atividade, nada foi mostrado.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos