Chegada da França ao RS tem 'infiltrados', peruana e pé quente de 98
Marinho Saldanha
Do UOL, em Porto Alegre
-
Marinho Saldanha/UOL
Franceses com bandeiras na chegada da seleção a Porto Alegre para estreia na Copa do Mundo
A chegada da seleção francesa a Porto Alegre, por volta das 11h40 deste sábado, mobilizou cerca de 50 torcedores no terminal 2 do aeroporto Salgado Filho. Mas nem todos europeus. Praticamente a metade dos presentes eram brasileiros infiltrados com as cores da França, ou até de outras nacionalidades. Como uma peruana que enfrentou frio e chuva só para ver os jogadores de outro país. Entre os visitantes, Morgan Panaskevas, pé quente de 1998.
"A última vez que acompanhei todos os jogos da seleção em uma Copa do Mundo, a França foi campeã, em 1998. Por isso acredito que podemos conquistar neste ano. Temos muitos adversários fortes. Brasil, Argentina, Holanda, Espanha, Itália, mas confio na França", disse ele, que é lutador de jiu-jitsu e mora nos Estados Unidos. "Vou acompanhar todas as partidas", completou.
Mas o sotaque peculiar nas palavras não acompanhou todos os presentes. Muitos eram brasileiros que escolheram a França para torcer no jogo de domingo, às 16h, no Beira-Rio.
"Vou torcer pela França na Copa porque eu gosto deles. São grandes jogadores", disse Rafael Machado, que vestia as cores da seleção azul, e é brasileiro de 16 anos. "Se for contra o brasil, eu escolho na hora", acrescentou.
Entre os presentes, um casal com as cores do Peru, que sequer conseguiu classificação para o Mundial. Ele brasileiro, e ela, peruana, Pamela Orna Rodríguez, de 28 anos.
"Estou muito emocionada com a Copa do Mundo. Amo futebol. Estou morando aqui há seis meses e não consigo deixar de estar emocionada. Vamos torcer pela festa", avaliou. "Nunca perdemos a fé no Peru. Temos bons jogadores mas não investem neles desde pequenos como aqui. Mas é um país que sempre torce pelo futebol", afirmou.
Os jogadores da França foram imediatamente para concentração. À tarde ocorrerá o único treinamento no Rio Grande do Sul antes da estreia na Copa. A atividade ocorrerá no estádio Beira-Rio. França e Honduras estão no grupo E da competição ao lado de Equador e Suíça.