Para Lula, vaias a Dilma na abertura são "maior vergonha que país já viveu"

Carlos Madeiro

Do UOL, no Recife

Contra a "cretinice" dos torcedores que xingaram a presidente Dilma Rousseff (PT) na abertura da Copa do Mundo, em São Paulo, o ex-presidente Lula a presenteou com uma rosa branca, na noite desta sexta-feira (13), durante encontro do PT em Pernambuco.

Lula disse que, assim como fez em um comício em Belo Horizonte, na campanha de 2010 --quando teria sido "massacrada" em uma entrevista, o presente era uma forma de homenagear pelo constrangimento passado. O ex-presidente definiu as vaias como "a maior vergonha que o país já viveu".

"Estou lhe dando uma rosa branca contra esse ato de cretinice que aconteceu ontem", afirmou.

Emocionada, a presidente agradeceu o presente. "Agradeço essa rosa e agradeço às mulheres do PT de Pernambuco. Hoje é um dia emocionante. Acho que esse gesto do presidente Lula e da Tereza Leitão [presidente do PT em Pernambuco] são simbólicos do que nós somos. Somos guerreiros. Temos essa tradição de militância guerreira. Temos valores, respeitamos a dignidade", disse.

Apoio à Copa

Lula fez um longo discurso de apoio à Dilma e protestou contra às ofensas. O ex-presidente culpou as agressões a setores da imprensa, que teria incitado o ódio contra a presidente.

"Agora, [parte da imprensa] diz que não era para ser assim, que exagerou, que teve palavrão. Mas ela incentivou o tempo todo essa reação da sociedade. Há quatro anos, na África do Sul, e você não viu um palavrão. A vaia é uma coisa natural, já tomei muita na vida", disse.

O ex-presidente ainda disse que o público, formado por "gente bonita e que sempre comeu", foi maleducado.

"Você viu que não tinha ninguém com a cara de pobre, a não ser você, Dilma. Não tinha nenhum pelo menos moreninho. Era a parte bonita da sociedade, que comeu a vida inteira e chegou ao estádio para mostrar que educação a gente aprende em casa, vem de berço. Eu duvido que um trabalhador desse país, que uma mulher ou que um homem tivesse coragem de falar 1% dos palavrões que eles destilaram, de uma cretinice fomentada por uma parte da imprensa brasileira", afirmou.

Lula ainda ressaltou o sucesso da abertura da Copa e disse que tudo funcionou, apesar do "complexo de vira-lata" que toma conta do país.

"Essas mesmas pessoas que diziam que não ia funcionar, agora estão vendo. os estádios funcionaram, é um melhor que o outro; o metrô funcionou; a segurança funcionou e a seleção, que venceu o jogo, funcionou."
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos