Com gritos de "somos locais em Cuiabá", chilenos dominam entorno de estádio

Guilherme Costa

Do UOL, em Cuiabá (MT)

"Olê, olá, somos locais em Cuiabá". Foi assim que um grupo de chilenos anunciou que estava chegando à Arena Pantanal nesta sexta-feira, horas antes de a seleção deles jogar contra a Austrália pela Copa do Mundo de 2014. Com instrumentos musicais e muita cantoria, os sul-americanos são imensa maioria no entorno do estádio mato-grossense.

Cuiabá vai receber quatro jogos da Copa do Mundo deste ano, todos de primeira fase. Nenhum campeão mundial passará pela cidade, e Chile x Austrália farão o duelo com mais ingressos vendidos.

A estimativa dos governos dos dois países é que cada um deles pode chegar a 20 mil torcedores nas ruas de Cuiabá. Para quem está na cidade, a impressão é que uma das contas está errada. Barulhentos e mais expansivos, os chilenos parecem maioria absoluta.

"Somos locais. Essa é a verdade. Estamos em casa", disse um torcedor nesta sexta-feira, na frente da Arena Pantanal.

O jogo entre Chile e Austrália começará às 19h. As duas seleções já se enfrentaram em uma rodada inicial de Copa, em 1974, e não foram além de um empate sem gols. "Hoje vai ser diferente. Vamos ganhar por 10 a 0", brincou outro torcedor chileno.

A animação dos sul-americanos já tinha chamado atenção na última quinta-feira, no primeiro dia do Fan Fest montado pela Fifa em Cuiabá. Chilenos rivalizaram com brasileiros em quantidade de gente e de barulho durante Brasil x Croácia.

Outra diferença marcante entre chilenos e australianos é a abordagem. Torcedores dos Socceroos ficam em grupos mais restritos. No máximo, pedem para alguém tirar uma foto. Representantes da seleção sul-americana gritam para mulheres, chamam jornalistas e interagem mais com locais.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos