Vizinhos do Itaquerão ficam ilhados por zona de exclusão da Fifa

Adriano Wilkson

Do UOL, em São Paulo

  • Adriano Wilkson/UOL

    Moradores da Vila da Paz, vizinha do Itaquerão, celebram gol do Brasil contra a Croácia

    Moradores da Vila da Paz, vizinha do Itaquerão, celebram gol do Brasil contra a Croácia

A Vila da Paz, uma comunidade de barracos e casas muito simples, fica a menos de um quilômetro do Itaquerão, mas nenhum lugar de São Paulo esteve tão inacessível na tarde desta quinta-feira. Diversos bloqueios da Polícia Militar dificultavam a chegada e a saída da comunidade.

A Lei Geral da Copa permite à Fifa criar uma zona de exclusão de até dois quilômetros em torno dos estádios da Copa. O objetivo é evitar o comércio ambulante não autorizado e proteger os patrocinadores da Fifa.

Duas horas antes da partida inaugural, a reportagem do UOL Esporte precisou lidar com a desconfiança dos agentes e negociar por vários minutos o acesso à vila. Um trajeto que normalmente demoraria cinco minutos a pé foi feito em 20 e incluiu a descida de um barranco com restos de construção para evitar as barricada.

Moradores da região enfrentavam dificuldade semelhante e tinham sobre si ainda mais desconfiança dos policiais. "O que você quer fazer lá?", "Cuidado!", "não tem nada lá", "É muito perigoso" foram alguns dos avisos que a reportagem ouviu da PM.

Um morador da comunidade precisou negociar com agentes da Fifa uma carona até o metrô para seu cunhado, que tinha um compromisso em outro parte da cidade e não conseguia passar pela barreira.

Outros moradores se sentiam inseguros com a possibilidade de haver uma emergência e os caminhos de acesso à favela estarem bloqueados. "É até um absurdo isso né, mas não tem muito o que fazer a não ser torcer para que o pior não venha", disse Washington Silva, líder comunitário.

Minutos antes do jogo, um carro da PM passou no meio da favela com a sirene ligada e uma senhora com um bebê de colo no banco de trás. Soldados disseram que a coorporação estava ajudando os moradores com a locomoção durante o período de bloqueio, que se encerra duas horas depois do fim da partida.

Mesmo com as dificuldades, a comunidade viveu um clima de festa o dia todo. Um telão foi montado no bar do Zé Paraíba, o mais popular do local, e os vizinhos acompanharam a estreia da seleção com um churrasco.

Ao longo de todo o dia, jornalistas estrangeiros estiveram na favela para fazer imagens dos moradores no clima da Copa. Há alguns meses, a Vila da Paz temia ser despejada pelas obras dde duplicação da Radial Leste, via que leva ao estádio do Corinthians. Hoje, esse temor é menor, e os moradores estão esperançosos de que conseguirão casas melhores na região.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos