Veja como o Itaquerão sediará a menor abertura da Copa do Mundo

Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

Considerado apenas o torcedor comum, aquele que pode comprar diretamente o ingresso, o Itaquerão receberá um público semelhante à Arena Barueri nesta abertura da Copa-2014. Serão no máximo 26.636 que adquiriram bilhetes por meio do site da Fifa, cerca de 40% do total de 62.606 assentos. Bem menor do que qualquer outra estreia do Mundial. Uma série de fatores criou esse quadro, da política da Fifa de privilegiar seus amigos a mudanças no projeto inicial do estádio. Veja detalhes abaixo.

Primeiro, em comparação com a abertura da Copa-2010, o Itaquerão receberá quase 23 mil pessoas a menos do que o Soccer City, estádio gigantesco com capacidade para 90 mil pessoas. Em proporção menor ou maior, perde para todas as outras arenas de estreia.

No seu projeto inicial, anunciado em 2010 para receber o Mundial, o estádio corintiano estava previsto para 48 mil lugares em suas arquibancadas fixas. Havia a promessa de mais 20 mil em arquibancadas provisórias a serem bancadas pelo governo do Estado, o que atingiria o número de 68 mil.

Só que responsáveis pela arena corintiana dizem que a capacidade de fato do Itaquerão, sem as outras estruturas, gira em torno 46 mil lugares. Isso desconsiderada qualquer instalação da Fifa, ou seja, é o número bruto. Assim, já eram perdidos cerca de dois mil assentos em relação à proposta original.

Com a instalação da tribuna de imprensa, o lado oeste cai de 3 mil para 1,5 mil jornalistas. Nova diminuição. A colocação de câmeras e a instalações feitas para receber os Vips reduzem ainda mais o número de lugares. Administradores da arena estimam que o total disponível deve ter ficado em torno de 43 mil, incluindo espaços provisórios nos lados leste e oeste.

Somam-se a esses 18.700 lugares das arquibancadas temporárias nos lados Sul e Norte para atingir a capacidade líquida determinada pela federação internacional. Também nessas instalações, segundo fontes ligadas ao estádio, tinham sido projetados entre 10 mil e 12 mil lugares inicialmente até para que houvesse os cortes da Fifa sem prejuízo. Ao final, o que sobrou de fato foram os tais 61.606 assentos.

Ora, o que fez a Fifa? Destinou 26.350 bilhetes para patrocinadores e integrantes de programas de hospitalidade. Havia mais ingressos para esses parceiros do que para todos os torcedores comuns. Também houve uma verdadeira distribuição de altas cargas para o COL (Comitê Organizador Local) e dirigentes de federações que estavam no Brasil.

"Aqui houve bem maior interesse do público estrangeiro. Meus amigos não pediam ingressos para Africa do Sul, diziam que era muito longe. Aqui todo mundo quer vir porque mesmo que não tenha ingresso vai poder ir para a praia, tem o que fazer", afirmou Thierry Weil, diretor da Fifa de ingressos. Apesar disso, ele contou que houve uma distribuição percentual maior de bilhetes para o público em geral do que em outras edições.

O problema é que, considerada o encolhimento do Itaquerão durante seu projeto e a população brasileira, ser sorteado para comprar ingresso para abertura parece equivalente a ganhar uma loteria. Em relação à população da cidade de São Paulo, serão apenas 0,0002% das pessoas que estarão no estádio com ingresso comprado pelo site.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos