Imprensa internacional destaca protestos e deixa de lado festa da Copa

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Capa do site italiano Corriere Dello Sport destaca protestos em São Paulo

    Capa do site italiano Corriere Dello Sport destaca protestos em São Paulo

Antes do jogo que marca a abertura da Copa do Mundo - entre Brasil e Croácia, às 17 horas, no Itaquerão - a imprensa internacional deixou de lado o futebol e destacou mas manifestações que estão ocorrendo na cidade de São Paulo. A jornalista da CNN que foi ferida durante sua cobertura do Mundial é citada com destaque por vários veículos.

"Copa começa com Brasil e Croácia. Em confrontos em São Paulo, três jornalistas feridos", é a principal chamada no site do jornal italiano Gazzetta Dello Sport, que contando a história de Barbara Arvanitidis, da CNN, e um repórter de agência francesa Associated Press. "Cidade no caos" é como a capital paulista é descrita na matéria.

"Confronto em São Paulo e jornalista da CNN ferida", é a manchete do também italiano Corriere Dello Sport, que tem um vídeo sobre as manifestações, além de comentar protestos que ocorrem em Salvador e Rio de Janeiro.

Na Espanha, enquanto o Marca coloca a manifestação com discrição e exalta o "Mundial de Neymar", o AS estampa uma foto de policiais e explica "Incidentes em São Paulo apenas cinco horas após a abertura: duas jornalistas da CNN, Bárbara Arvanatidis e Shasta Darlington, ficaram feridas. A polícia usou balas de borracha e gás lacrimogêneo", noticia.

Nos jornais catalães Sport e Mundo Deportivo, o Mundial fica no canto e a principal notícia é a contratação de Fabregas pelo Chelsea.

O site da CNN, tanto na seção de esportes quando na editoria de Copa do Mundo, não há nenhuma chamada destacada para o evento ocorrido com a repórter da empresa.

O jornal inglês The Telegraph diz em sua capa principal que "polícia usa gás lacrimogênio em São Paulo", também com direito a vídeo de uma manifestação e fotos impactantes.

O site do Daily Mail fala de Fabregas no Chelsea, depois da seleção inglesa e na sequência coloca uma foto grande com a chamada "Bem-vindo à Copa do Mundo! Jogo de abertura do Brasil marcado por tumultos em São Paulo, como uma repórter da CNN que fica com braço quebrado", explica.

No site croata Jutarnji, uma foto de Modric e Neymar, mas com uma legenda chamando para as confusões. "Caos em São Paulo, perto do estádio irrompeu motins ferozes, a polícia dispersou os manifestantes com gás lacrimogêneo"

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos