'Neymarlândia' esconde primeira namorada do craque e bairros fantasmas

Rodrigo Bertolotto

Do UOL, em Praia Grande (São Paulo)

O atacante Neymar é a principal esperança do Brasil na luta pelo hexacampeonato na Copa do Mundo deste ano, um dos maiores destaques na imprensa esportiva internacional, e um fenômeno em marketing. As origens do jogador estão no litoral paulista, uma verdadeira "Neymarlândia", por causa das histórias deixadas pelo craque (veja a reportagem completa no vídeo acima).

Na cidade de São Vicente, os moradores relembraram do menino Neymar. A família do astro da seleção brasileira ainda mora no bairro periférico de Náutica 3. O curioso é um outdoor com Neymar marca a principal entrada do bairro que fica à beira da rodovia Imigrantes. O craque se mudou para Praia Grande, cidade vizinha, após o nascimento da irmã Rafaella. Mas deixou lembranças marcantes no local antes da mudança.

A reportagem do UOL Esporte encontrou a primeira "sogra" de Neymar. Por coincidência, a menina que foi "namoradinha" do hoje craque do Barcelona também se chama Bruna, assim como a atual namorada do jogador, a atriz Bruna Marquezine.

A história foi contada por Simone Leoneli, mãe da "primeira" Bruna da vida de Neymar. "Quando ele brincava aqui na rua, ele ficava interessado pela Bruna, ele pedia para a Jennifer, prima dele, vir chamar a Bruna para poder namorar com ela", revelou Simone.

Outros moradores lembraram as brincadeiras de infância e começo da adolescência de Neymar.

Em Praia Grande, o atacante está construindo a sede do Instituto Neymar, que recebeu um doação milionária do Barcelona em meio à polêmica transação que levou o então jogador do Santos para o time espanhol em 2013.

A construção foi feita a poucos quarteirões da antiga casa de Neymar na cidade e poderá ajudar a revelar outros talentos do futebol na cidade. "Achar outro Neymar, só em um bilhão de ser humanos", diz Betinho, o técnico que descobriu o craque.

Praia Grande ficou conhecida como "a meca dos farofeiros", pelo turismo popular com origem na Grande São Paulo. Hoje, a cidade se divide entre os bairros periféricos (onde Neymar morou e que ficam longe da praia) e os bairros costeiros, que ficam vazios fora da temporada de verão. São verdadeiras "áreas fantasmas". 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos