Site croata noticia "ameaça de bomba" e gera mal-estar em CT na Bahia
Vagner Magalhães
Do UOL, em Salvador
O site do jornal croata Sportske Novosti publicou neste fim de semana imagens de uma vistoria de rotina no Centro de Treinamento da seleção de seu país, na praia do Forte, próxima a Salvador, como se tratando de uma ameaça de bomba. De acordo com a nota, os militares brasileiros estariam realizando uma varredura em busca de eventuais explosivos, quando, na verdade, tudo não passou de um procedimento de rotina.
Neste domingo, a Federação Croata de Futebol divulgou uma nota desmentindo a notícia, que classificou como "sensacionalista". O documento afirma que o exercício militar foi de rotina e foi implementado pelas forças de segurança brasileiras como medida de segurança utilizada em todos os centros de treinamento das equipes que vão disputar a Copa do Mundo.
A nota diz que a notícia é "incorreta e injusta" e que o relato veiculado foi pouco profissional. Argumentou ainda que a equipe que a publicou não estaria presente no local na hora dos fatos. "Todos que lá estavam no momento da "varredura" foram informados que es tratava de uma atividade de rotina".
De acordo com a federação, familiares de membros da delegação leram a notícia e ficaram preocupados com a segurança do grupo. Em nova matéria, o site justificou que o Brasil passa por um momento turbulento e que não é comum a presença de soldados com uniformes camuflados em um centro de treinamento.
"Ninguém pode argumentar que foi apenas uma "tempestade em copo d'água", porque os soldados permaneceram por várias horas no controle do vestiário, e não há nenhuma explicação oficial". A matéria diz ainda que o Brasil gastou bilhões com segurança e lembrou das manifestações que acontecem desde o ano passado contra a Copa do Mundo.