Governo diz que cadeiras foram colocadas e Arena das Dunas fica 100% pronta

Bruno Thadeu

Do UOL, em Natal

O governo federal anunciou em seu site oficial que foram instaladas nesta segunda-feira as 11.744 cadeiras removíveis que faltavam para completar a Arena das Dunas. O estádio, portanto, está 100% completo, restando poucos dias para sua estreia na Copa do Mundo. Na sexta-feira, México e Camarões se enfrentam em Natal.

De acordo com o secretário estadual da Copa em Natal, Demétrio Torres, o atraso se deu por conta das obras no entorno da arena, que haviam dificultado o trabalho de instalação das cadeiras.

A demora na instalação dos assentos incomodou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, que havia feito alerta em visita a Natal, no fim de maio. O dirigente foi taxativo ao dizer que era preciso esforço máximo para entregar a Arena das Dunas antes de 13 de junho.

"Temos uma corrida contra o relógio, muito ainda a fazer para fãs e mídia", disse Valcke, em 28 de maio, no Twitter.

"Precisamos de comprometimento total de todos envolvidos aqui em Natal para garantir que tudo estará pronto para 13/6", completou.

Com a colocação de 11.744 lugares móveis, a capacidade do estádio aumentará para pouco mais de 40 mil lugares, que é o mínimo exigido pela Fifa para as arenas da Copa.

A Arena das Dunas tinha prazo inicial de entrega no dia 31 de dezembro de 2012 e custo previsto de R$ 320 milhões. Acabou sendo entregue - sem estar pronta para a Copa - com mais de um ano de atraso e a um custo de R$ 420 milhões, valor que não inclui as estruturas provisórias. Tudo será pago pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Além do duelo entre México e Camarões pelo grupo A, o estádio recebe Gana e Estados Unidos (dia 16 de junho), duelo do grupo G.

Outras duas partidas da primeira fase serão na Arena das Dunas: Japão x Grécia (grupo C), no dia 19, e Itália x Uruguai (grupo D), no dia 24.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos