Arena da Baixada mantém reforma no sábado e recebe funcionários para treino

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em Curitiba

Depois de receber a instalação do painel da Fifa que cobre toda a fachada de entrada na noite de sexta-feira, mesmo sob chuva, a Arena da Baixada, em Curitiba, manteve as obras de reforma neste sábado. E enquanto os operários trabalhavam para concluir o estádio que receberá quatro jogos da fase de grupos da Copa do Mundo, funcionários que irão trabalhar na operação da Arena passaram por treinamento em dois turnos.

A parte de campo e arquibancadas da Arena da Baixada, que aparecerá diante das câmeras durante a Copa do Mundo, está praticamente concluída. Na quinta-feira, um tour promovido pelo Comitê Organizador Local (COL) para jornalistas mostrou que houve significante evolução nas obras internas em relação ao que o Atlético-PR apresentou no dia 14 de maio, quando foi realizado o último evento-teste, em amistoso contra o Corinthians, antes da entrega do espaço para a Fifa.

No entanto, ainda há muitas obras na área externa do Estádio. Operários trabalham na finalização de piso, calçadas e decoração da fachada principal, em frente a praça que separa o estádio das catracas. Além disso, a fachada lateral voltada à Rua Brasílio Itiberê ainda aparenta aspecto total de obra, com montes de areia e tijolos, visivelmente a mais distante da conclusão. Esta lateral é a mesma na qual está o prédio de seis andares que serviria como centro de mídia, para trabalho dos jornalistas, que não ficará pronto a tempo da Copa do Mundo, e não será utilizado.

Também há operários trabalhando na parte de trás do estádio, na Rua Cel. Dulcídio, onde também há uma entrada menor. Neste espaço os ajustes são menores e está sendo feita, basicamente, a limpeza da área.

O treinamento de funcionários levou grande contingente de pessoas à Arena durante os períodos de manhã e tarde deste sábado. Os testes fazem parte da última etapa de preparação para a Copa do Mundo. Curitiba receberá os jogos entre Irã e Nigéria, no dia 16, Honduras e Equador, no dia 20, Austrália e Espanha, no dia 23, e Argélia e Rússia, no dia 26.

A cidade também recebe a seleção espanhola, atual campeã mundial, que escolheu o CT do Caju para ficar alojada e realizar treinamentos durante o período da Copa do Mundo. Para embalar o clima espanhol, a prefeitura local até apressou a reforma na Praça da Espanha, local famoso em Curitiba por ter se tornado um espaço cultural em meio a região nobre da cidade. O local, que abriga diversidade de restaurantes e a Casa de Leitura Miguel de Cervantes, deve servir como ponto de encontro de torcedores e jornalistas espanhóis.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos