Livro relembra veto de Zagallo a pornô e outras histórias de sexo nas Copas
Vanessa Ruiz
Do UOL Esporte, em São Paulo
De uns tempos para cá, falar sobre sexo deixou de ser tabu em Copas do Mundo. Ao menos no Brasil, o assunto povoa as entrevistas com os técnicos da seleção desde a década de 1990. Pensando no sem número de histórias envolvendo o tema, algumas escandalosas a ponto de terem afetado convocações e resultados, os jornalistas Leonardo Bertozzi e Gustavo Hoffman, comentaristas de futebol internacional do canal a cabo ESPN, acabam de lançar o livro "Amor, sexo e traição nas Copas".
A ideia de falar sobre o tema sexo veio de conversas com o publisher da Panda Books, o também jornalista Marcelo Duarte: "Nós queríamos fazer algo para a Copa, mas algo que ainda não tivesse sido abordado. Chegamos nessa proposta de falar de escândalos sexuais, casos menos conhecidos, mas não sabíamos se teríamos histórias suficientes para um livro". Feita a pesquisa, os três concluíram que havia, sim, conteúdo para tanto: "Misturamos algumas histórias que já haviam sido publicadas com outras novas, pouco ou nada conhecidas aqui no Brasil", explica Bertozzi.
Um dos casos selecionados pelos jornalistas é o veto de Zagallo aos filmes pornô na Copa de 1998, disputada na França. Para o treinador da seleção na época, havia sido uma farra com filmes eróticos a responsável pela derrota num amistoso disputado com a Noruega, um ano antes do Mundial, por 4 a 2. "Ele alegou que os jogadores, depois de uma longa viagem de avião até Oslo, trocaram o descanso por boas horas de entretenimento adulto em seus quartos", contam Bertozzi e Hoffman no livro.
Curiosamente, o Brasil enfrentou a mesma Noruega ainda na Fase de Grupos da Copa da França e perdeu de novo, mas por um placar mais ameno: 2 a 1. A seleção brasileira já estava classificada, mas o jogo rendeu assunto por conta de um gol de pênalti marcado pelos noruegueses depois de um lance polêmico. O pênalti cometido por Júnior Baiano foi comprovado, mas só alguns dias depois da partida.
Organizado como uma grande reportagem, o livro "Amor, sexo e traição nas Copas" foi publicado pela Panda Books somente como e-book (livro eletrônico), nas plataformas Kindle (Amazon), Kobo (Livraria Cultura), Google Play, SaraivaReader e em formato ePub. O preço é de R$ 4,99 e US$ 1,99 para a versão em inglês.